Um vídeo do Hino Nacional dos EUA supostamente transmitido durante a década de 1960 foi encontrado contendo mensagens subliminares assustadoras sobre "obedecer ao governo". É o vídeo autêntico ou é uma fraude bem trabalhada?

Nos bons e velhos tempos, estações de TV terminavam seu dia de transmissão com uma mensagem de boa noite e o hino nacional, com uma montagem de imagens patrióticas. Enquanto muitos de nós têm memórias afeiçoadas e um tanto nostálgicas disso, um vídeo da Star Spangled Banner que teria sido transmitido durante a década de 1960 foi, aparentemente, colocado cheio de mensagens subliminares assustadoras. Aqui está:


As mensagens encontradas no vídeo são:

TRUST THE US GOVERNMENT (Confie no Governo Norte Americano)

GOD IS REAL GOD IS WATCHING (Deus é real, Deus está olhando)

BELIEVE IN GOVERNMENT GOD (Acredite no Governo de Deus)

REBELLION WILL NOT BE TOLERATED (Rebeliões não serão Toleradas)

OBEY CONSUME OBEY CONSUME (Obedeça, Consuma, Obedeça, Consuma)

BUY ULTRA BUY NAOMI (Compra Ultra, Compre Naomi)

WORSHIP CONSUME OBEY BELIEVE (Adoração, Consumo, Obedecer, Acreditar)

DO NOT QUESTION GOVERNMENT (Não questione o Governo)

O objetivo da percepção subliminar é a piscar mensagens na tela rapidamente o suficiente para causar no subconsciente da mente para que seja gravado, mesmo sem ser percebido e analisado pela mente consciente.
"Percepção subliminar é um processo deliberado criado por técnicos de comunicação, para que você receba e responda as informações sem estar consciente das instruções" – Steve Jacobson, Mind Control in the United States
Mas mensagens subliminares realmente funcionam? Estudos mais antigos afirmam que elas não funcionam, que levam o público em geral a desacreditar na teoria. No entanto, estudos recentes descobriram que, em alguns casos, a percepção subliminar produz resultados conclusivos (esta página contém links de vários estudos sobre o assunto). Uma coisa é certa, a técnica é usada ainda hoje (neste artigo aqui, as teorias de controle da mente e técnicas utilizadas pelas mídias de massa são discutidas).

As palavras "Compre ULTRA" e "Compre NAOMI" aparecem algumas vezes. Estas linhas aparecem para se referir ao MK ULTRA e MK NAOMI, dois projetos secretos da CIA que estavam ativos na época -, mas desconhecidos pelo público. MK ULTRA estudou o controle mental e MK NAOMI era sobre guerra biológica (esses projetos ainda hoje existem e são infinitamente mais sofisticados).

Considerando o contexto social e político dos Estados Unidos durante a década de 1960, que foi caracterizada pela paranóia da Guerra Fria, assassinatos políticos, movimentos de jovens rebeldes e o controle mental - a existência de tal um vídeo é plausível. Se o governo dos Estados Unidos admitiu drogar e realizar  experiências terríveis com milhares de pessoas através dos estudos MK ULTRA, por que eles não tentariam manipular mentes usando esta poderosa invenção chamada televisão?

Mas será que existe a prova de que este vídeo subliminar realmente foi transmitido na televisão? Ou foram as mensagens injetada através de um computador em 2009 como uma brincadeira? Sites e fóruns têm debatido essas possibilidades. Aqueles que acreditam que o vídeo é autêntico não encontram outra fonte de vídeo, exceto um único vídeo do YouTube; aqueles que acreditam que o vídeo não é real muitas vezes usam argumentos que são falsos ou inconclusivos.

O Uploader Original

O vídeo original foi carregado em 2009 por um usuário do YouTube chamado Naomi19631963. O usuário forneceu uma breve descrição do vídeo - não mencionando as mensagens subliminares:
Eu recuperei este vídeo a partir de uma estação de TV que foi usada durante os anos 1960.
O remetente mais tarde publicou um comentário afirmando que o vídeo foi resgatado do Alabama e que provavelmente foi transmitido em vários estados. O remetente não postou qualquer outra coisa.

Cerca de dois anos após o upload original que alguém descobriu as mensagens subliminares. O vídeo foi então mencionado em vários sites, como o Infowars em 2013. Em todas as discussões, muitos afirmam que o vídeo é "falso" ou "adulterado" usando argumentos que são, por vezes, válidos, mas às vezes falsos. Aqui estão alguns desses argumentos.

Nome do Uploader

O nome de usuário que enviou o vídeo é Naomi19631963. Coincidentemente, uma linha subliminar do vídeo é "COMPRE NAOMI". Isto é colocado como prova de que o uploader original sabia sobre as mensagens (e talvez inseriu ele próprio as mensagens). Esta é certamente uma possibilidade, mas não é prova conclusiva de que o vídeo é "fake". De acordo com o YouTuber que primeiro postou uma versão mais lenta do vídeo:
O uploader original não é um youtuber regular, mas resgatou este a partir de um carretel velho que ele encontrou no Alabama (veja seu comentário). O vídeo provavelmente tinha escrito sobre si em algum lugar "NAOMI 1963" ou algo semelhante, e quando ele fez o upload para o YouTube, ele simplesmente usou isso como seu nome no youtube. Ele nunca indicou que ele estava ciente de qualquer coisa fora do comum neste filme.
O nome do remetente original é, portanto, na verdade, suspeito, mas não é prova de que o vídeo seja falso.

Este foi Hino Nacional foi Transmitido?

Outros afirmam que o vídeo é uma farsa dizen que nunca realmente existiu, que foi criado a partir do zero, ou que o texto na tela foi adicionado pelo fraudador. Todas essas alegações são falsas. Este vídeo do hino nacional foi realmente transmitido na televisão há vários anos. O site Fuzzy Memories hospeda atualmente pelo menos dois vídeos a partir de 1980 (gravados a partir da estação de TV Chicago WMAQ Channel 5) que termina com este mesma hino nacional. Há, porém, uma diferença importante: Não há mensagens subliminares. (Este é de 1981).

Esta situação levou a alegarem de que o fraudador usou este video de 1981 como uma fonte para adicionar mensagens subliminares por um software de computador. Uma simples comparação dos dois vídeos no entanto, revela que isso é impossível, por algumas razões. Em primeiro lugar, o vídeo "subliminar" tem um campo de visão mais amplo do que a versão de 1981.

Observe como o edifício do vídeo de 1981 está sendo cortado, diferente da versão subliminar. Vemos o edifício na sua totalidade no vídeo "subliminar", o que indica que o vídeo 1981 não poderia ter sido utilizado como fonte para criar o vídeo subliminar

Outra diferença importante é a cor do texto e a sombra por baixo do texto. Na versão de 1981, o texto é amarelo e há sombras na parte superior esquerda das letras. No vídeo subliminar, a sombra vai para o canto inferior direito. Isto não só demonstra que o vídeo de 1981 não foi a fonte da suposta fraude, mas que pelo menos duas versões totalmente diferentes do mesma vídeo hino foram criados. A versão de 1981 foi feito para telas de TV com uma proporção de 4:3. O texto foi refeito em amarelo - e sem as mensagens subliminares. É possível que as mensagens subliminares foram retiradas na década de 1980.

A Fonte

Aqueles que alegam que isso é um hoax usam o argumento do tipo de letra utilizado nas linhas subliminares que aparentemente são diferentes das principais letras.

A barra transversal da letra A da mensagem subliminar (esquerda) é menor do que o de uma das letras

Isso prova que o vídeo é uma farsa? Na verdade, não. Antes do advento da computação gráfica, o texto era sobreposto em imagens de vídeo à mão usando telas verdes. As sequências eram então filmados em stop motion, quadro a quadro, com técnicos moveundo estes objetos a cada cena. Por isso, é fácil de encontrar diferenças e inconsistências nos textos encontrados em filmes mais antigos.

É preciso admitir que mesmo sendo diferente, a fonte do texto da mensagem subliminar combina quase perfeitamente com a do hino nacional. Se um fraudador acrescentou estas palavras usando software de computador, como o After Effects, essa pessoa fez um trabalho incrível para fazer parecer um texto "velho" como o do texto original. O texto subliminar não parece "digital" como os de hoje em dia. O texto subliminar tem a mesma quantidade exata de "indefinição" devido à idade do vídeo. Além disso, se você olhar para a palavra "real" na imagem acima, o suposto fraudador teria que ter tomado bastante tempo para desalinhar a fonte para adicionar esse efeito idêntico de algo extremamente antigo como é da linha original. 

Conclusão

Ainda não há dados suficientes para provar se o vídeo é autêntico, mas também não há dados suficientes para provar que ele é uma farsa. No entanto, as observações neste artigo permite avançar vários fatos importantes. Em primeiro lugar, o uploader do hino subliminar (se é falso ou não) teve acesso a um vídeo que nunca foi visto on-line antes. Uma vez que não parece ser gravada usando um VCR, e é mais provável ser um rolo de filme real que foi digitalizado. Em segundo lugar, existem pelo menos duas versões diferentes deste vídeo do hino nacional. A versão transmitido na década de 1980 tinha o mesmo vídeo, mas de forma diferente e com o texto formatado. Aonde textura e a disposição geral das palavras das mensagens subliminares são consistentes com as técnicas de vídeo e edição de 1960.

Assim, a fim de realmente chegar ao fundo dessa história, precisamos ver outra fonte de vídeo do vídeo subliminar. Ela pode estar em alguma biblioteca ou em um arquivo em algum lugar, esperando para ser descoberto.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.