"Cisne Negro" é um suspense psicológico intenso que descreve a metamorfose de uma bailarina para o "Cisne Negro". Por trás da fachada estranha do filme reside um comentário profundo sobre o preço da fama, o sacrifício dos artistas e as forças ocultas por trás do mundo sombrio do entretenimento de alto risco. Vamos olhar para o simbolismo oculto do filme e seus temas relacionados com o lado escuro do show business.
Dirigido por Darren Aronofsky, "Cisne Negro" conta a história da tímida bailarina Nina ao longo do seu caminho para o sucesso no exigente mundo do balé profissional. Cisne Negro pode ser considerado um complemento para o filme anterior do diretor, "O Lutador", que também descreve os altos e baixos de uma pessoa perturbada que trabalha em um campo menos conhecido nas artes do espetáculo: luta profissional. Embora ambos os filmes exploram temas semelhantes (ou seja, sacrificar a si mesmo para o bem do desempenho), o mundo em que Nina evolui e os obstáculos que ela tem de suportar são diametralmente opostos aos de "O Lutador". Neste, Randy "The Ram" Robinson é cara que tem um trabalho pesado em uma cidade hostil e deve lidar com a dor física causada por seu estilo de vida "pesado". Nina, por outro lado, está no refinado mundo do balé e de suas lutas são de natureza psicológica, emocional e até espiritual.
Eu muitas vezes digo que grandes obras de arte podem ser interpretadas de várias maneiras, dependendo do conhecimento e experiências de cada espectador. Esse filme não é exceção... existem maneiras diversas de interpretar de fato o enredo do filme. Através do uso de símbolos e significados, no entanto, o filme alude claramente a muitas questões discutidas anteriormente nesse blog: o lado escuro e oculto da fama, a dualidade, o controle mental baseado em trauma, a criação forçada de um alter persona e muito mais. A personagem principal, Nina, passa por uma mudança metafísica - por entrar em contato com o seu "lado negro" - a fim de ter um melhor desempenho. Essa mudança é imposta a Nina pelo seu manipulador, neste caso, seu diretor de balé. O filme usa referências sutis para o controle mental baseado em trauma para explicar a criação de um alter-ego no psique de Nina.
Embora a Cisne Negro seja ficção, no entanto explora realidades ocultas de arte de alto risco e desempenho. Há inúmeros exemplos de artistas que abraçaram os mais escuros alter egos para tornar a sua arte um "outro nível"... e muitos dos que, em última análise são consumidos por eles. Vamos olhar para os elementos de ocultismo e de controle da mente de Cisne Negro e ver como eles se relacionam com algumas das realidades do mundo do entretenimento profissional.
Resumo do Filme
Cisne Negro é uma releitura moderna do ballet clássico de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, O Lago dos Cisnes. No filme, o diretor de balé, Thomas Leroy (interpretado por Vincent Cassel), descreve para seus dançarinos a trama básica do ballet:
"Nós todos sabemos a história. A menina virginal, pura e doce, presa no corpo de um cisne. Ela quer a liberdade, mas só o verdadeiro amor pode quebrar o feitiço. Seu desejo é quase concedido sob a forma de um príncipe. Mas, antes que ele possa declarar seu amor, o gêmeo lascivo, o Cisne Negro, engana e o seduz. Devastado, o Cisne Branco pula de um penhasco, matando-se e, na morte, encontra a liberdade".
Nina, uma mulher jovem tímida e frágil é escolhida para desempenhar o papel de a Rainha dos Cisnes e deve, portanto, incorporar tanto o Cisne Branco puro e o Cisne Negro mal. Sua busca pela perfeição como uma bailarina leva à experiência, em seu cotidiano, a transformação experimentada pelo Cisne Branco na história do balé. Os acontecimentos da vida diária de Nina, portanto, se espelham a história do personagem que ela assume como uma bailarina, levando à confusão e, enquanto borra a linha entre realidade e ficção, à aparente insanidade.
O uso do diretor com espelhos e reflexos em inúmeras cenas são um lembrete constante da percepção alterada da realidade de Nina. Espelhos no filme são muitas vezes enganosos e os reflexos de Nina parecem ter uma "vida própria". Enquanto Nina fica assombrada pelo Cisne Negro, essa persona suplente toma uma vida própria e age fora do controle consciente de Nina. Explicaremos mais adiante como isso se relaciona com o controle mental baseado em trauma.
Se você ainda não leu outros artigos neste blog, o controle mental baseado em trauma - também conhecido como Programação Monarca - é o processo pelo qual um indivíduo é submetido a trauma intenso e de desumanização, a fim de provocar uma dissociação mental. Isto provoca uma fragmentação da personalidade do escravo e permite que o manipulador crie uma personalidade alternativa que pode ser programada à vontade. Alguns pesquisadores alegam que existem elementos ocultos (rituais satânicos) no trabalho desse processo.
"O projeto monarca poderia ser melhor descrito como uma forma de dissociação estruturada e integração ocultista, a fim de compartimentar a mente em múltiplas personalidades dentro de uma estrutura sistemática. Durante esse processo, um ritual satânico, geralmente incluindo misticismo cabalístico, é realizado com o objetivo de prender um demônio ou um grupo de demônios para alterar o correspondente(s). Naturalmente, a maioria dos céticos vêem isso como apenas um meio para melhorar o trauma na vítima, negando qualquer crença irracional de que a possessão demoníaca de fato ocorre." - Ron Patton, Monarch Project
Um cartaz promocional de Black Swan. Nina (interpretada por Natalie Portman) é mostrada com uma rachadura através do seu rosto, que representa a ruptura da sua personalidade, um conceito importante e símbolo do controle mental
Vamos agora olhar para alguns temas centrais do filme.
Nina e seu Trauma
Nina vive em um pequeno apartamento em Nova York com sua mãe, Erica, sobre os quais o mínimo que podemos dizer é que ela é arrogante. Muitas referências ao controle mental baseado em trauma podem ser encontrados no ambiente de vida de Nina e o comportamento controlador de sua mãe.
O quarto de Nina. Observe as borboletas na parede, uma referência à programação monarca. Junto à janela, há um grande coelho branco, um símbolo de controle mental, originário de Alice no País das Maravilhas - um conto de fadas utilizado na programação de escravos MK. Seguindo o coelho branco, Alice passou por um mundo alternativo (País das Maravilhas), que, em termos de controle mental, se refere ao estado dissociativo de um escravo
A mãe de Nina, uma bailarina aposentada que não conseguiu se tornar uma estrela, age mais como uma manipuladora de controle mental, do que como uma mãe. Ela tem, obviamente, questões de fronteira e mantém um rígido controle sobre todos os aspectos da vida de Nina. Escravos monarcas da vida real muitas vezes começam sua vida difícil como vítimas de abuso em sua própria casa. Símbolos relativos ao controle mental na casa de Nina, provavelmente, refletem esta triste realidade, incluindo seu quarto rosa, infantil.
Toda noite, Erica Sayers toca a caixa de música ao lado de Nina, a fim de fazer a bailarina dançar um pouco. Isso é bastante simbólico do estado mental controlado de Nina
Erica Sayers, mãe de Nina, despi à força sua filha adulta. Essa cena perturbadora retrata a submissão total de Nina para sua mãe e também dá dicas para as insalubres "familiaridade" sexuais entre as duas
Outras pessoas na vida de Nina, aparentemente, predando sua fraqueza e "energia de vítima", se aproveitam dela sexualmente.
Um velho tarado faz gestos obscenos para Nina quando ela andava de trem. Essa cena perturbadora diz muito sobre a relação da Nina com a sexualidade. Predadores sexuais, por vezes, têm a capacidade doentia para farejar e "dar o bote" em vítimas de abuso sexual
A mãe de Nina, portanto, sujeitou a filha para o controle mental baseado em trauma, a fim de torná-la uma mulher submissa, que iria realizar os sonhos de sua mãe. Isso tem treinado Nina para desassociar a fazer sua existência suportável, o que torna Nina o tema perfeito para a criação de um personalidade alterada sombria: o Cisne Negro.
Trazendo o Cisne Negro
Voltando ao enredo, Thomas, diretor de balé, está à procura de uma nova estrela de balé para desempenhar o papel de a Rainha dos Cisnes. A dança meticulosa de Nina é perfeita para o papel do Cisne Branco, mas ela também deve ser capaz de reproduzir o Cisne Negro, um papel que exige a bailarina seja bizarra, sexual e perigosa. O estilo frígido de Nina não é adequado para a Cisne Negro, mas Thomas a escolhe como a Rainha dos Cisnes de qualquer maneira. Ele sabe o que ela tem dentro dela, e ele vai trazê-lo para fora.
Thomas trazendo o Cisne Negro em Nina
Em um ponto, Thomas diz Nina:
"A perfeição não é apenas controle. É também sobre o desapego. Surpreenda-se para que possa surpreender o público. Transcendência. Muito poucos têm isso neles."
Assistindo a dança Nina, mais tarde ele diz:
"Eu sabia que o Cisne Branco não seria um problema. O verdadeiro trabalho seria a sua metamorfose em sua irmã gêmea do mal".
A fim de obter a perfeição, ou em termos alquímicos, para realizar a Grande Obra, Nina deve dominar o bem e o mal - luz e trevas. O conceito oculto da dualidade torna-se, portanto, extremamente importante (mais sobre isso depois).
O trabalho de Thomas é criar uma nova Nina, agressiva e sexual. Ele, portanto, torna-se manipulador de Nina no novo controle mental. Considerando que a mãe "programou" sua filha para ser uma bailarina submissa que nunca questiona sua mãe/manipuladora, Thomas exige-lhe abraçar o exato oposto. Ele representa o "grande campeonato", o próximo nível da programação monarca.
Após seu encontro com Thomas, Nina, vestida de branco, cruza o caminho da outro Nina, vestida de preto. Isso representa simbolicamente a vinda da nova Nina, o alter-ego negro
Para se tornar um Cisne Negro, Nina deve ser capaz de ser um pouco confortável com o sexo, e até mesmo se divertir. Então Thomas dá lição de casa a Nina: "tocar-se em si mesma". Pronto para fazer de tudo para se tornar a melhor dançarina, Nina tenta se masturbar, mas a mãe faz um bloqueio. O prazer sexual se torna, portanto, uma forma de emancipação do controle de sua mãe e sua iniciação com o "grande campeonato".
Como o cisne negro cresce em poder, Nina começa a alucinar mutações físicas no seu corpo. A única pessoa que pode ver essas mutações é a mãe de Nina, que, como uma manipuladora, tem a "chave" para sua psique. Ela está consciente da transformação gradual de Nina e tenta reprimi-la, sabendo que causará a perda de sua "menininha".
Nina alucina todos os tipos de mutações estranhas em seu corpo. Elas representam a gradual saída do Cisne Negro nela
Essa situação reflete a verdade nua e crua por trás da vida real do ritual de abuso. As crianças, que já estão dissociadas devido a abusos de seus pais, são entregues para "instâncias superiores", que continuam o processo de programação. Neste caso, Nina é entregue ao mundo do entretenimento (conhecido por usar programação monarca em celebridades) para criar em sua personalidade uma alteração destinada a ser uma estrela de renome mundial.
Thomas apresenta a nova rainha Cisne, Nina
A fim de Nina se tornar a nova rainha Cisne, no entanto, alguém tem que renunciar.
Beth MacIntyre: A Estrela Envelhecida que foi posta de Lado
Beth MacIntyre na cerimônia de coroação de Nina. Ela acaba de saber que ela já não é a Rainha dos Cisnes. Ela não está feliz
Beth MacIntyre (interpretada por Winona Ryder) é a estrela anterior da companhia de balé. No entanto, ela está ficando velha e "perdendo a ponta". Como um veterano, Beth já passou pelo "processo do Cisne Negro", e, como algumas pessoas podem dizer, ela "vendeu sua alma ao diabo". Embora este acordo deu-lhe anos de grandes atuações, no final, o processo está completamente destruído. Ela se tornou uma pessoa amarga, vaidosa e odiosa que é incapaz de existir sem o Cisne Negro.
Existem muitos casos reais de celebridades que sofrem o mesmo destino. Depois de serem recrutadas, programadas e preparadas pela indústria para se tornar uma estrela mundial, elas subitamente caem no esquecimento. Estando psicologicamente danificadas, sem saber quem elas realmente são, as estrelas caídas afundam na depressão, drogas, alcoolismo e até suicídio.
Thomas, que era manipulador de Beth (que ele chamava de "minha pequena princesa", um gatilho de controle mental) não precisa mais do alter-ego que criou nela. No entanto, é impossível "desprogramar", então ela perde completamente sua mente. No dia seguinte, a companhia de balé descobre que ela foi atropelada por um carro. Thomas diz:
"Você sabe, eu também estou certo de que ela fez isso de propósito. Tudo de Beth não vem de dentro, de algum impulso escuro. Eu acho que isso é o que a torna tão emocionante para assistir... muito perigoso... perfeito mesmo às vezes. Mas também tão maldito e destrutivo."
Assim, o "espírito", o alter-ego que consumiu e destruiu Beth, foi também uma força oculta atrás de seu grande desempenho. O público sempre foi fascinado por artistas intensos e inspirados que os tocam em um nível primário e visceral. Dependendo do desempenho, esta fonte de transcendência artística tem sido atribuída ao divino ou ao diabo. Artistas inovadores e controversos muitas vezes habitaram entre o brilhantismo e a insanidade - batendo em uma força misteriosa na fonte da grandeza artística e, por outro lado, a iminente auto-destruição. As pessoas religiosas poderiam dizer que essa força é nada mais nada menos do que a posse do espírito; cientistas podem dizer que tormento psicológico leva à criatividade. Não importa o termo que se usa para essa "força", que certamente existe e é aproveitado por alguns dos artistas mais influentes do mundo. Beth recebeu essa força que a destruiu completamente... e agora ele pode passar a Nina.
O Cisne Negro Toma Conta (Asas Negras e Espelhos)
Um poster simbólico do filme. De uma pequena bailarina nasce, como uma Fênix das cinzas, um gigantesco e ameaçador Cisne Negro
O Cisne Negro é a força artística brilhante ainda que espiritualmente destrutiva que Thomas quer ver nascer em Nina. Ele obviamente sabe sobre os poderes devastadores do Cisne Negro, mas ele não se importa e nunca se importou. Uma vez que Nina foi "usada" pelo Cisne, ele vai encontrar outra dançarina para substituí-la. Ele é uma representação da indústria do entretenimento, que manipula os artistas a se tornarem cisnes negros, em última análise, destruindo-os quando os efeitos do Cisne tenham se apagado.
Asas Negras
A "força" do Cisne Negro é simbolicamente representada por asas negras em diferentes fases do filme.
Pouco depois de ser coroada "Rainha dos Cisnes", Nina fica fascinada por essa estátua assustadora. Mal sabe ela que isso representa o que ela está prestes a se tornar
Asas negras nas costas de Lily (interpretada por Mila Kunis), enquanto que ela está "dando prazer" para Nina. As asas negras representam a "força" que está em comunhão com Nina. Está a penetrando, dando-lhe o orgasmo, mas também assumindo sua vida
Nina no final de sua performance "perfeita", como o Cisne Negro. Ela é brevemente apresentada com asas pretas, simbolizando que ela se tornou "um" com o Cisne Negro
Outro cartaz simbólico. O bico fálico do cisne negro é mostrado aqui "penetrando" a psique de Nina
Espelhos
Os espelhos são usados durante todo o filme, para simbolicamente refletirem o verdadeiro estado da psique de Nina.
O reflexo assombrador no espelho tem uma mente própria. Com o avanço da sua metamorfose, Nina percebe que uma entidade totalmente independente vive dentro dela. Completamente atuando fora de seu controle. No simbolismo de controle mental, reflexos de espelho representam um escravo de personalidade alterada que é programado e manipulado por um manipulador
Logo antes de sua grande performance como o Cisne Negro, Nina luta contra si mesma em seu camarim. Durante a luta entre Nina e o Cisne Negro, um quebra o espelho, o que representa o colapso da fronteira psicológica que separa as duas entidades. Ao quebrar o espelho, Nina se torna o Cisne Negro
O Magnum Opus e o Sacrifício
Na estréia do show, Nina dá uma performance estelar. Ela joga a doce e tímida Cisne Branco, e, quando chegou a hora, ela foi superada pela "força" para se tornar a perturbada, mas emocionante, Cisne Negro. Ao casar-se com o branco e o preto, o bem e o mal, a luz e a escuridão, Nina realizou a Grande Obra alquímica, o caminho para a iluminação oculta.
O processo, entretanto, consumiu-a. Ao permitir que o Cisne Negro pudesse possuí-la completamente, Nina deu a performance uma vida, mas ela se tornou uma pessoa diferente. Thomas e as pessoas se apaixonaram por Nina como o Cisne Negro - da mesma forma o príncipe do ballet se apaixona por gêmeo do mal do Cisne Branco. Mas esta não é a "real" Nina. O Cisne Negro é uma força destrutiva, ela não pode viver com isso: ela está a atormentando a nível físico e psicológico. Não é possível continuar, a única forma de Nina pode libertar-se, é de se matar. E é isso que ela faz.
Nina morrendo no final de sua performance. Suas últimas palavras a Tomé: "Eu estava perfeita"
Isso te faz lembrar outras performances de auto-sacrifício?
Lady Gaga "sacrificada" em sua performance no VMA de 2009
Cisnes Negros da Vida Real
Beyonce e Sasha Fierce, um equivalente da música pop do Cisne Branco e Negro
Há reais (e trágicos) exemplos de artistas brilhantes que tenham sido consumidos por um papel intenso. Ou eles se auto-destruíran ou TIVERAM que morrer em um ritual de sacrifício.
Um exemplo recente de um papel auto-destrutivo é o Coringa de Heath Ledger em Batman.
Pessoas próximas alegaram que seu papel como o Coringa causou sua morte
Jack Nicholson avisou Heath Ledger do papel
Heath Ledger pensou que realizar o exigente papel de Coringa era um sonho - mas agora alguns acham que foi um pesadelo que levou à sua trágica morte.
Jack Nicholson, que interpretou o Coringa em 1989 - e que estava furioso, não foi consultado sobre o papel assustador - ofereceu um comentário enigmático quando foi dito que Ledger estava morto.
"Bem", Nicholson disse a repórteres em Londres na quarta-feira, "eu avisei".
Embora a observação era ambígua, não há de questionar o papel no filme destinado a blockbuster deste verão teve um efeito assustador.
Ledger recentemente disse a jornalistas que "dormiu uma média de duas horas por noite" enquanto fazia "um psicopata, assassino em massa com cara de palhaço, esquizofrênico e com zero de empatia...”
"Eu não conseguia parar de pensar. Meu corpo estava exausto e minha mente ainda estava indo."
Prescrição de medicamentos não ajudou, ele disse. - NY Daily News
Para saber mais sobre Heath Ledger, leia este artigo que escrevi sobre seu último filme e símbolos sobre o seu sacrifício: O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus e o Sacrifício de Heath Ledger
Outro exemplo de um ator que morreu em circunstâncias misteriosas depois de atuar em um papel de um personagem diabólico e perturbado é Brandon Lee, em O Corvo.
Brandon Lee morreu misteriosamente durante as filmagens de O Corvo. A história oficial de sua morte ainda é amplamente contestada. A cena em que ele morreu foi altamente simbólica
Além desses dois casos extremos, há muitos casos de artistas que, após anos de brilho, misteriosamente se auto-destruíram. Drogas e suicídio são frequentemente responsabilizados pelas tragédias, mas quem realmente sabe o que aconteceu com Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Jim Morrison, só para citar alguns?
Conclusão
Quando assisti, achei o filme confuso mas gostei da parte artística. Depois de ler o que está acima, pude ver todos os mistérios e confusões do Cisne Negro elucidados. Texto claro e objetivo. Parabéns.
ResponderExcluirTexto muito claro e uma interpretação muito interessante sobre o filme, carregado de significados. É preciso ter uma bagagem e um conhecimento para compreender e vocês tiveram isso. Parabéns!
ResponderExcluirVi o filme recentemente e tirei algumas conclusões iguais às tuas. Parabéns!!!
ResponderExcluirInteressante análise, esse conceito de dualidade fica claro no filme e a mãe que parece querer proteger a filha através do controle e ao mesmo tempo realizar o sonho que era dela. Gostaria de falar do estudo divulgado BBC Future "Tomorrow’s world: A guide to the next 150 years", no infográfico está previsto para 2030 um provável Governo Mundial, não havia visto algo assim na BBC, tão exposto.
ResponderExcluirrealmente esse mundo artistico é podre.
ResponderExcluirsegundo as autoridades:
*Jimi Hendrix morreu devido as drogas.
*Jim Morrisson tb morreu devido as drogas.
( em um show ao vivo ele criticou severamente e pois a tona sociedades secretas envolvidas no mundo do entretenimento)
*Kurt Cobain morreu dentro de uma banheira, dizem ter sido overdose por causa de drogas.
( isso nao lembra nada familiar?? whitney houston tb morreu em uma banheira e dizem ter sido uma recaída com drogas !?!?)
*Em fim Brandon Lee morreu durante a gravação do filme "O CORVO" onde ensaiava uma cena onde o personagem supostamente deveria levar um tiro,
mas HAVIA BALA DE VERDADE DENTRO DA ARMA E O MATOU...
QUEM DIABOS USA BALA DE VERDADE EM UMA CENA DE GRAVAÇÂO ???
em fim.... o povo (maioria) n tem a menor ideia do que é o meio artístico.
e preferem assistir big brother e futebol....
VIVA!!
Recomendo que vocês vejam o filme "Identidade Paranormal",olha a sinopse:
ResponderExcluirCara Harding (Julianne Moore) é uma psiquiatra envolvida num caso instigante. Ela está tratando de um paciente (Jonathan Rhys Meyers) com transtorno de múltipla personalidade. Cara percebe que todas as facetas de seu paciente tem o mesmo nome de pessoas próximas a ele, que estão morrendo de forma estranha. A médica terá de desvendar esse mistério e manter a sua própria saúde mental.
obrigado por comentarem sobre esse filme. Acompanho o blog a muito tempo e quando assisti o filme consegui identificar toda simbologia monarca, mas não havia conseguido entender a mensagem que eles queriam passar ao telespectador. Muito bom mesmo!
ResponderExcluirAcabei de assidtir este filme pela tv e resolvi pesquisar, escolhi este link e tudo que aqui foi explicado clareou para mim.
ResponderExcluir