De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati

 

 

“De Olhos Bem Fechados” foi promovido como um filme de suspense estrelado pelo casal da vez na época: Tom Cruise e Nicole Kidman. Embora os atores estejam em lugar de destaque no filme, foram as coisas a sua volta que contaram a história verdadeira de “De Olhos Bem Fechados”. A atenção de Stanley Kubrik aos detalhes e simbolismo deu ao filme todo uma outra dimensão – que não pode ser vista por aqueles que têm os “olhos bem fechados”. Esta série de três partes vai analisar o simbolismo oculto do último filme de Kubrick.

 

Eu me lembro quando eu assisti ao “De Olhos Bem Fechados” pela primeira vez em 1999. Como eu odiei. Eu odiei o quão devagar era o filme, eu odiei como Nicole Kidman tentou se parecer bêbada ou drogada e eu odiei ver Tom Cruise andar por Nova York parecendo-se preocupado. Eu acho que reagi da mesma maneira que os críticos na época em que o filme saiu e pensei: “Esse filme é chato e não há nada de interessante nele”. No entanto, naquela época, eu acho que meus olhos eram “bem fechados”. Mais de uma década depois, equipado com um pouco mais de conhecimento e paciência, eu assisti novamente o filme… e minha mente entendeu. Na verdade, como a maioria dos filmes de Stanley Kubrick, um livro inteiro poderia ser escrito sobre o filme e os conceitos que o aborda. “De Olhos Bem Fechados” é de fato não apenas sobre um relacionamento, é sobre todas as forças externas e influências que definem essa relação. Trata-se do eterno vai-e-vem entre os princípios masculino e feminino em um mundo moderno confuso e decadente. Além disso, mais importante ainda, é sobre o grupo que governa esse mundo moderno – a elite secreta que canaliza essa luta entre os princípios masculino e feminino em um meio específico e esotérico. O filme porém não especifica nada, tudo é comunicado através de símbolos sutis e misteriosos enigmas.

 

Stanley Kubrick morreu inesperadamente apenas cinco dias após a apresentação da edição final do filme à Warner Bros fazendo do “De Olhos Bem Fechados” seu canto final. Considerando que “De Olhos Bem Fechados” retrata uma sociedade secreta ocultista que elimina aqueles que cruzam seu caminho, algumas teorias surgiram sobre a morte de Kubrick e sua natureza suspeita. Será que ele iria revelar algo ao público muito em breve? Talvez.

 

Vejamos os principais temas da última criação de Kubrik.

 

 

O Casal Moderno

 

 

As estrelas do “De Olhos Bem Fechados” foram o par do momento em 1999: Tom Cruise e Nicole Kidman. Aqueles que estavam esperando o filme ser uma espécie de experiência voyeurística mostrando cenas quentes do casal, provavelmente ficaram muito decepcionados. O público teve ao invés um casal egoísta, frio e profundamente insatisfeito, que parecia estar amarrado junto, não por puro amor, mas por outros fatores, como a conveniência e aparências. Embora o casal seja muito “moderno” e de “classe alta”, as forças que os mantêm juntos são o resultado de um comportamento básico, primordial e quase animalesco. Se olharmos para o comportamento instintivo dos seres humanos e animais, os machos procuram principalmente por mulheres que têm boas qualidades férteis enquanto as fêmeas procuram um provedor forte. Resquícios desse comportamento ainda existem hoje, visto que os homens tendem a exibir riqueza e poder para atrair as fêmeas, enquanto as fêmeas mostram sua beleza para atrair os machos. Em “De Olhos Bem Fechados”, o casal segue perfeitamente esse script instintivo.

 

O personagem de Tom Cruise é chamado Dr. Bill… como na nota de um dólar. Várias vezes durante o filme, Dr. Bill mostra seu dinheiro ou seu “crachá médico” às pessoas para levá-las a fazer o que ele quer. Bill faz parte da classe alta e suas relações com as pessoas da classe baixa são muitas vezes resolvidas com dinheiro.

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 2

A fim de conseguir que este taxista o espere na frente da mansão da elite,  Dr. Bill rasga uma nota de cem dólares e promete-lhe dar a outra metade quando ele voltar. O lema de Dr. Bill é, provavelmente, “Todo mundo tem um preço”. Será que a sua própria mulher tem um preço?

 

 

Interpretado por Nicole Kidman, Alice perdeu o emprego no mundo da arte e agora é totalmente bancada pelo salário do marido. Embora ela viva uma vida muito confortável, Alice parece estar extremamente entediada com a vida de uma mãe que vive dentro do lar. O nome Alice é provavelmente uma referência à personagem principal de Alice no País das Maravilhas – um conto de fadas sobre uma menina privilegiada, que está entediada com sua vida, e que vai “através do espelho” para chegar ao País das Maravilhas. Em “De Olhos Bem Fechados”, Alice é frequentemente mostrada olhando para o espelho – cuidando de si mesma ou… talvez procurando algo mais para a vida.

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 3

Alice é frequentemente mostrada na frente do espelho e se arrumando. No início do filme, quase todos os que falam com ela mencionam sua aparência. Sua filha Helena (talvez em homenagem à Helena de Tróia, a mulher mais bonita do mundo) segue seus passos

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 4

As imagens promocionais para o filme apresentam Alice beijando Bill, mas olhando para si mesma no espelho, quase como se estivesse vendo uma realidade alternativa

 

 

Embora o casal mostre sinais de cansaço, Bill e Alice colocam suas “máscaras felizes” quando é hora de participar de eventos sociais. Como as pessoas da elite que eles se socializam, existe uma grande diferença entre a fachada que eles colocam e a realidade.

 

 

Confraternizando com a Elite

 

 

Bill e Alice vão a uma festa elegante dada por Victor Ziegler, um dos pacientes ricos de Bill. A julgar pela casa de Victor, ele simplesmente não é rico, mas é parte da ultra-elite. Embora a sua festa seja muito elegante e frequentada por pessoas altamente cultas, não demorou muito para os telespectadores perceberem que essa fachada esconde um lado negro nojento. Além disso, pequenos detalhes inseridos por Kubrik dão dica para uma ligação entre a festa a um ritual oculto que ocorre no final do filme.

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 5

Ao entrar na festa, a primeira coisa que vemos é esta decoração de Natal peculiar. Esta estrela de oito pontas com um círculo em seu centro se encontra em toda a casa

 

 

500px-Ishtar-star-symbol.svg_

A estrela na casa de Zeigler é quase idêntica ao antigo símbolo da estrela de Ishtar

 

 

Conhecendo a atenção de Kubrik ao detalhe, a inclusão da estrela de Ishtar nesta festa não é um acidente. Ishtar é a deusa babilônica da fertilidade, do amor, da guerra e, principalmente, da sexualidade. Seu culto envolvia prostituição sagrada e atos ritualísticos – dois elementos que vemos claramente no final do filme.

 

 


”Os Babilônios davam a Ishtar oferendas de comida e bebida no sábado. Eles, então, se juntavam em atos ritualísticos de fazer amor, que por sua vez invocavam o favor de Ishtar sobre a região e seu povo para promover a contínua saúde e fecundidade.” - Goddess Ishtar, Anita Revel


 

 

Ishtar foi considerada a “cortesã dos deuses” e teve muitos amantes. Embora inspirada na cama, ela também foi cruel para os homens que se apegavam a ela. Esse conceito constantemente reaparece, especialmente com Alice.

 

Durante a festa, Bill e Alice se separam e ambos são confrontados com a tentação. Alice encontra um homem chamado Sandor Szavost que pergunta a ela sobre a “Arte de Amar” de Ovid. Esse livro, escrito durante os tempos da Roma Antiga, era essencialmente um guia de “Como Trair Seu Parceiro” e era popular entre a elite da época. O primeiro livro abre com uma invocação a Vênus – o planeta esotericamente associado com a luxúria. Interessante, pois Ishtar (e seus equivalentes em outras culturas semíticas) foi considerada a personificação de Vênus.

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 6

Sandor bebe da taça de Alice. Esse truque foi tirado diretamente da obra “A Arte do Amor”, e envia à Alice uma mensagem que não é muito subliminar, que é: “Eu quero trocar fluidos com você”

 

 

O nome de Sandor pode ser uma referência ao fundador da Igreja de Satanás que é Anton Szandor Lavey. Será que essa é uma maneira de Kubrik dizer que esse homem que insiste em fazer Alice trair seu marido é parte da elite oculta e de seus modos decadentes? O homem húngaro é aparentemente experiente em programação neuro-linguística (PNL), visto que ele continua a dizer frases bem calculadas a fim de fazer Alice trair seu marido. A julgar pelo estado de embriaguez de Alice, Sandor lhe dá um discurso sobre a futilidade da vida conjugal e da necessidade de buscar o prazer.

 

Enquanto isso, Bill está conversando com duas modelos paqueradoras que lhe dizem que querem levá-lo para “onde o arco-íris termina”. Embora o significado dessa frase enigmática nunca seja explicitamente explicado no filme, os símbolos falam por si.

 

 

Arco-Íris por Todos os Lados

 

 

Arco-íris e luzes multicoloridas aparecem ao longo do filme, desde o início até o fim.

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 7

O nome da loja onde Bill aluga seu traje é chamada de “Arco-íris”. O nome da loja abaixo dela é: “Debaixo do Arco-íris”. Acho que Kubrik está tentando nos dizer algo… algo envolvendo arco-íris

 

 

Como se para enfatizar o tema multicolor do arco-íris, quase todas as cenas do filme contêm luzes de Natal multicoloridas, dando à maioria dos cenários um clima nostálgico de luzes e brilho.

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 8

Quase toda vez que Bill entra em um quarto, a primeira coisa que vemos são as luzes de Natal multicoloridas

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 9

Às vezes, as luzes de Natal são o foco da atenção

 

 

Essas luzes unem a maioria das cenas do filme tornando-as parte da mesma realidade. No entanto, existem algumas cenas selecionadas, onde não há absolutamente nenhuma luz de Natal. A principal delas é no palácio Somerton – o palácio onde o ritual da sociedade secreta ocorre.

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 10

Acentuadamente contrastando com o resto do filme, Sommerton é completamente desprovido de luzes multicoloridas. Tudo nesse lugar é uma acentuada oposição ao “mundo exterior”

 

 

Em “De Olhos Bem Fechados”, há, portanto, dois mundos: o das luzes de Natal, cheio do “mundo do arco-íris”, onde as massas passeiam, tentando sobreviver e o outro mundo…, “onde o arco-íris termina” – onde a elite se reúne e realiza seus rituais. Simplesmente por ver o contraste entre os dois mundo, sentimos um fosso quase intransponível entre esses dois mundos. O filme vai mostrar claramente como os que estão no “mundo do arco-íris” não podem entrar no outro mundo.

 

Então, quando as modelos pedem para Bill ir “onde termina o arco-íris”, elas provavelmente se referem a ir “onde a elite se reúne e realiza rituais”. Também pode significar onde elas vão ser escravas de programação Beta dissociadas. O conceito de arco-íris pode também se referir ao controle mental monarca (veja mais sobre isso aqui), visto que as mulheres que tomam parte em rituais de elite são muitas vezes produtos de controle mental Illuminati. No vocabulário MK-Ultra “ir além do arco-íris” significa dissociar da realidade e alternar para outra personalidade (mais sobre isso no próximo artigo).

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 11

As modelos pedem para Bill deixar o “mundo do arco-íris” (há uma árvore de Natal bem atrás deles) para entrar nos rituais nojentos da elite oculta

 

 

 

Atrás da Cortina

 

 

O flerte de Bill com as modelos é interrompido quando Ziegler o chama para o seu banheiro. Lá, temos uma primeira visão de “onde o arco-íris termina” – a verdade sombria sobre a elite.

 

 

De Olhos Bem Fechados Midia Illuminati 12

Bill vai com Ziegler a seu banheiro gigantesco, que está vestido e acompanhado de uma mulher nua… que não é sua esposa. A mulher está inconsciente

 

 

Se voltarmos um pouco, quando Bill e Alice entra pela primeira vez na festa, eles foram recebidos por Ziegler e sua esposa em uma sala cheia de luzes de Natal. Mas quando Bill vai “aonde termina o arco-íris” (aviso que não há luzes de Natal no banheiro), vemos a verdade feia: Ziegler não é um homem casado e respeitável – ele está com uma escrava de programação Beta em overdose. Quando a mulher ganha consciência, Ziegler fala com ela, uma questão paternal estranha, destacando o fato de que ele é o mestre e ela é a escrava. O ambiente luxuoso dessa cena é a maneira de Kubrik dizer que a extrema riqueza não necessariamente se iguala a uma moral elevada.

 

Ziegler, em seguida, pede para Bill manter tudo o que acabou de ver um segredo. O mundo “onde o arco-íris termina” nunca deve ser revelado ao outro mundo. Ele opera em seu próprio espaço, tem suas próprias regras e depende da ignorância das massas.

 

 

Casamento Questionável

 

 

Embora Alice tenha no final rejeitado os avanços de Sandor, ela foi, no entanto, incitada por eles. No dia seguinte, Alice diz a Bill que ela poderia ter o traído na festa. Quando Bill diz à esposa que ele ama e confia nela, ela se perde completamente. Ela então começa a lhe contar uma história sobre como uma vez ela estava pronta para traí-lo com um oficial naval que ela conheceu em um hotel. Essa história cruel traz a “Ishtar” dentro de Alice, visto que ela provoca em seu marido sentimentos de ciúme, insegurança, traição e até humilhação.

 

Em suma, Alice propositadamente convocou o lado negativo das relações. Essa conversa faz com que Bill embarque em uma viagem estranha ao redor da cidade de Nova York, que tem vários níveis de significados e que o leva a exatamente o oposto do casamento: cópula anônima, mascarada com estranhos em um ambiente ritualístico. A estranha jornada de Bill será novamente analisada na segunda parte desta série de artigos.

 

 

Conclusão da Parte 1

 

 

A primeira parte desta série de artigos sobre o filme “De Olhos Bem Fechados” tomou um amplo olhar para o casal moderno formado por Bill e Alice, que tem o “privilégio” de se reunir com o alto escalão de Nova York. Enquanto tudo parece grande na superfície, Kubrik diz rapidamente aos telespectadores para não serem enganados pelas aparências e não ficar impressionado com exposições de riqueza e de cultura. Porque por trás do “mundo do arco-íris” existe uma realidade sombria e perturbadora, que Kubrick expõe de muitas maneiras sutis ao longo do filme.

 

Embora Bill e Alice sejam simplesmente “convidados” ao círculo de elite, eles ficam, no entanto, fascinados e atraídos por ela. Eles veem nesse estilo de vida uma forma de satisfazer as suas necessidades sombrias e secretas. Na próxima parte desta série, vamos olhar para o significado oculto da jornada de Bill – uma história contada por símbolos sutis salpicados no filme.

 

 

Fonte: VigilantCitizen

Tecnologia do Blogger.