Exercícios militares no Rio Tâmisa, em Londres, em preparação para as Olimpíadas
Os próximos Jogos Olímpicos de Verão estão transformando Londres em uma zona altamente militarizada. Todos os tipos de armas estão sendo testadas e implementadas na cidade, tais como mísseis terrestres-aéreos, aviões de combate, navios anfíbios e metralhadoras. Estas medidas altamente controversas não são bem-vindas por muitos londrinos por criarem um clima desnecessário de medo e opressão na cidade.
As armas que estão sendo testadas não só tem uma finalidade militar. Novas armas de controle de multidão serão implantadas durante os Jogos Olímpicos como a "arma sônica" de alta potência. Aqui está um artigo sobre esta nova arma:
Jogos Olímpicos Britânicos irão Implantar "Arma Sônica" na Olimpíada
* Militares britânicos querem usar arma sônica não letal em Olimpíadas
* Alto-falante de alta potência utilizado contra piratas e manifestantes
* Grã-Bretanha se prepara para a maior operação de paz e segurança
Militares da Grã-Bretanha serão armados com um dispositivo sonoro que pode ser usado como um alto-falante de alto volume ou uma arma não letal para dispersar multidões nos Jogos Olímpicos deste Verão, em Londres, disse o Ministério da Defesa na sexta-feira.
O equipamento, que pode projetar um som agudo ao longo de centenas de metros e causa dor física, foi utilizado durante os protestos na Cimeira do G20 em Pittsburgh no ano de 2009 e contra os piratas que operam ao largo da costa somali.
O Ministério da Defesa disse que espera usá-lo principalmente no modo alto-falante para se comunicar com embarcações que queiram parar no rio Tamisa.
A Defesa Chefe já causou polêmica ao anunciar planos para colocar mísseis aéreos no topo de edifícios residenciais próximos ao local das Olimpíadas no leste de Londres.
Caças rugiram sobre a capital e helicópteros foram vistos pairando sobre as Casas do Parlamento neste mês durante um exercício militar de nove dias para se prepararem para a maior operação de paz e segurança da Grã-Bretanha.
O LRAD (dispositivo acústico de longo alcance), feito pela companhia US company LRAD Corporation, pode ser montado no lado de um navio ou na parte superior de um veículo. Algumas versões são aproximadamente do mesmo tamanho e forma de uma tampa de lixeira.
Ele pode gerar ruídos de até cerca de 150 decibéis, semelhante a uma arma de fogo, e tem um alcance máximo de 3 km ou 1,8 milhas.
O dispositivo também pode emitir um alarme de aviso que soa como uma sirene da polícia e "potencialmente impede o uso da força prejudicial ou mortal", diz o LRAD em seu site.
A polícia e os planejadores militares dizem que estão se preparando para uma série de ameaças de segurança na Olimpíada, incluindo manifestantes que tentem perturbar eventos e ataques usando aviões sequestrados.
Cerca de 13.500 soldados vão ajudar a polícia durante os Jogos, que vão de 27 julho a 12 agosto. – Fonte: Reuters
As táticas policiais estaduais que cercam os Jogos Olímpicos não são apenas limitadas à implantação de armas de alta potência. Muitas pessoas consideradas "suspeitas" ou "indesejáveis" por autoridades do Reino Unido estão tendo acesso negado ao país ou barradas e banidas dos jogos - alguns simplesmente porque eles se opuseram à construção de instalações olímpicas perto de suas casas. Esses tipos de táticas são típicas de polícia de estados onde os civis estão sendo punidos por "crimes de pensamento". Aqui está um relatório (em vídeo, em inglês) sobre essas proibições pré-olímpicas:
O mínimo que podemos dizer é que estes Jogos Olímpicos de 2012 serão muito interessantes - e não por causa dos eventos esportivos.
Postar um comentário