Rihanna Disturbia 1

 


A música “Disturbia" de Rihanna é uma canção pop que tocou muito nas rádios, TVs e boates ao redor do mundo. Mas as pessoas chegam a perceber que essa música é meio “diferente”? Por que essas mensagens estão sendo marteladas nas mentes dos jovens? Esta é uma análise da letra da canção e do clipe.


Esta matéria é uma complementação da matéria sobre Umbrella.


Como discutido na matéria sobre Umbrella de Rihanna, ela parece estar prestes a tornar-se possuída. Era “um vai-e-vem” na conversa entre Rihanna e a entidade do mal (vamos chamá-lo de Rain Man), que prometeu o seu sucesso e riquezas em troca de sua alma. Durante a canção, Rihanna aceita proposta de Rain Man e se torna efetivamente possuída. Isto foi retratado através da letra da canção e as imagens do videoclipe.


"Disturbia" é um seguimento de "Umbrella" de Rihanna, e descreve o estado de espírito de uma pessoa possuída. Embora as vítimas não possam pensar por si próprias, os pensamentos são dados pelo “dono”. A letra e o vídeo transmitem uma mensagem muito direta e evidente, sem as sutilezas e os simbolismos de "Umbrella".


Enquanto Umbrella parecia ser, pelo valor superficial, uma canção sobre amor e amizade, a música realmente descreveu a maneira pela qual as pessoas fracas são seduzidas com promessas de sucesso material. "Disturbia" é sobre o tormento mental dos indivíduos que são possuídos. Primeiro, vamos assistir ao vídeo (veja aqui).

 

 

(Bum bum be-dum bum bum be-dum bum)

O que há de errado comigo?

(Bum bum be-dum bum bum be-dum bum)

Por que me sinto assim?

(Bum bum be-dum bum bum be-dum bum)

Estou enlouquecendo agora

(Bum bum be-dum bum bum be-dum bum)

 


Na introdução, Rihanna quer saber o que está acontecendo. "O que há de errado comigo" e "Estou enlouquecendo agora" fazem alusão ao fato de sua mente não está funcionando corretamente, como se fosse tomada por uma força desconhecida.


Enquanto ela se pergunta sobre essas questões, nós ouvimos um canto repetitivo que vai "Bum bum bum dum-dum bum bum". Este é basicamente um feitiço direto para hipnotizar um sujeito (como você também viu no Projeto Mk Ultra), que lembra uma prática de magia ritualística. Se você pesquisar sobre as antigas práticas da Magia Negra, irá ver os feitiços usados para abrir a mente de um ouvinte, colocando-lhe em um estado altamente sugestivo. Assim, no contexto da música, a Entidade está mexendo com a cabeça de Rihanna, fazendo-a abrir a porta de entrada para a possessão.


Mas o que significa? "Bum bum bum bum bum dum-dum" é na verdade uma maldição e um insulto para o ouvinte seguido por uma sugestão.


O que é um “Bum”?

 

1. Um mendigo, um vagabundo.

2. Uma pessoa preguiçosa ou indolente, especialmente aquele que procura viver apenas com o apoio dos outros.

3. Uma pessoa incompetente, insignificante ou ofensiva.

4. Nádegas.

 


Então, de qualquer forma que você interpretar, a palavra "bum" não é lisonjeira. Esta palavra é seguido por "dum". Foneticamente, "Dum" soa como "ser". Assim, o ouvinte escuta inconscientemente "Bum, Bum, ser burro", que significa "Está bom como nada, uma pessoa idiota, deixe-se ficar muda, parar de pensar e deixar-se hipnotizar e ser possuído". Onde a resposta de Rihanna é "Estou enlouquecendo agora".

 

Rihanna Disturbia 2 Primeiro verso

 

Não a mais gasolina, no tanque; Não consigo nem dar a partida

Nada ouvido, nada dito; Não se pode falar sobre isso.

Toda a minha vida está passando na minha cabeça

Não quero pensar sobre isso; Sinto como se estivesse ficando louca

 


"Não há mais gasolina, no tanque"


A plataforma, um carro, um navio, um meio de transporte. Nesse caso é o corpo de Rihanna. Ela não está mais no controle de seu corpo, porque o mal tem prestado seu poder. Devido a este equipamento ela está "sem gasolina", não podendo mover-se pelos seus próprios meios.


Nada ouvido, nada dito.

Não se pode falar sobre isso

 


Ela não pode ouvir ou dizer qualquer coisa por seus próprios meios, porque está desconectada de seu mundo exterior. Ela não pode falar sobre isso, porque ela concordou. Mesmo se quisesse quebrar esse sigilo, não poderia, porque ela não está mais no controle de seus pensamentos.

 


Toda a minha vida está passando na minha cabeça

Não quero pensar sobre isso

Sinto como se estivesse ficando louca

 


Na análise da letra, desde que foi possuída, a vida de Rihanna ficou tão insuportável que ela nem sequer quer pensar sobre isso. Ela sente que está perdendo sua sanidade mental.

 


É um ladrão no meio da noite; Que chega e te pega

Pode arrastar-se para dentro de você; E te consumir

Uma doença da mente; Pode te controlar

É tão perto do conforto


Esse trecho da canção é muito revelador e explica a verdadeira natureza da perturbação de Rihanna.

 

Rihanna Disturbia 3

 


É um ladrão no meio da noite


Um ladrão que chega e pega” é alguém rápido e sorrateiro. Além disso, um ladrão da noite, além de ser rápido e sorrateiro, esconde-se na escuridão. Ele é basicamente invisível. Rihanna descreve uma entidade invisível que "veio e agarrou-a". Ela está se referindo à entidade demoníaca que a possuiu na canção "Umbrella".

 


Pode arrastar-se para dentro de você

E te consumir

 


Esta linha pode ser interpretada de uma maneira sexual e espiritual. A entidade tem se arrastado até dentro de Rihanna e a consome fisicamente. Também tem assustado por dentro os pensamentos dela e tomando o controle de sua alma.

 


Uma doença da mente

Pode te controlar

 


Doença da mente significa que a mente de Rihanna não está funcionando corretamente, ela está sob o controle da entidade.

 


É tão perto do conforto

 


Seu estado de possessão está causando incômodo. A presença da entidade está muito perto (no seu interior) sendo doloroso de uma forma física e espiritual.

 


Vista suas luzes verdes; Nós estamos na cidade das maravilhas

Não vou jogar limpo; Tome cuidado, você pode se dar mal

É melhor pensar duas vezes; Seu fluxo de pensamentos será alterado

Então se for errar, seja prudente

 


O que está querendo dizer:


Devagar, nós não estamos mais em seu mundo. Estamos em um mundo de enganos, ilusões e promessas vazias. Este lugar pode ser muito cruel e que pode eventualmente levar sua vida, então tome a decisão com cuidado. Se você decidir ir em frente, é melhor você estar pronto para viver com as consequências. Você não vai controlar mais os seus pensamentos.

 

Rihanna Disturbia 4

 


A letra também retrata uma conseqüência pré e pós do controle mental, além fazer referência a dois filmes que possuem altas níveis de controle mental e simbologia ocultista, como:

 


Vista suas luzes verdes (O Mágico de Oz)

Nós estamos na cidade das maravilhas (Alice no País das Maravilhas)

 


Sua mente está paranóica; É como se a escuridão fosse a luz

Paranóia

Estou te assustando essa noite?

Paranóia

Não é mais do jeito que você gostava

Paranóia

Paranóia

 


"Sua mente está paranóica"

Disturbia (Paranóia) é o lugar onde o indivíduo é forçado a viver ao ser possuído.

É como se a escuridão fosse a luz

 


Esta linha é muito importante, por dois motivos. Primeiro, o estado de mente de Rihanna vê a escuridão como luz, que significa que o mau é bom e o bom é mau. Além disso, "escuridão" refere-se a Satanás, que é apelidado de "Príncipe das Trevas".

 


Paranóia

Estou te assustando essa noite?

 


Para os indivíduos que não são possuídos, Rihanna está em um estado de espírito assustador.

 

Rihanna Disturbia 12

 


Paranóia

Não é mais do jeito que você gosta

 


Porque ela é possuída, seus valores morais se inverteram. Como disse anteriormente, a escuridão é luz. Ela não pensa normalmente.

 


Retratos desbotados na parede; É como se eles falassem comigo


Telefonemas que não se completam; O telefone sequer toca

Eu tenho que sair; Ou resolver essa porcaria

É tão perto do conforto

 


Retratos desbotados na parede

É como se eles falassem comigo

 


Rihanna está mergulhado nas profundezas da possessão onde ela está tendo alucinações e ouvindo vozes. Há muitos relatos de acontecimentos demoníacos, que ocorrem em quadros feito por ocultistas ou satanistas.

 

Telefonemas que não se completam

O telefone sequer toca

 


Ela não pode entrar em contato com outras pessoas e ela não tem conhecimento de pessoas que estão tentando entrar em contato com ela. Há uma intervenção sobrenatural, que proíbe a atingir outras pessoas que tentariam ajudá-la. O simbolismo do telefone também indica controle de mente, como podemos ver no clipe “Telephone” de Lady GaGa e em Matrix, pelo meio em que os personagens se transportam entre dois mundos.

 

Rihanna Disturbia 6

 


Eu tenho que sair

Ou resolver essa porcaria

 


Ela quer sair do acordo que fez com que essa entidade, ou pelo menos entender o que está acontecendo com ela.

 

É um ladrão no meio da noite; Que chega e te pega

Pode arrastar-se para dentro de você; E te consumir

Uma doença da mente; Pode te controlar

Eu me sinto como um monstro; Eu me sinto como um monstro

 


Quando seus pensamentos e ações são possuídos por uma entidade monstruosa, é altamente provável que a pessoa se sinta como um monstro também.

 


Libere-me desta praga; Estou tentando manter o controle

Mas não estou conseguindo; Você não pode ir

Eu acho que estou indo; Libere-me desta praga

Estou tentando manter o controle; Mas não estou conseguindo

 


Rihanna está conversando com a entidade, pedindo-lhe para libertá-la da maldição que havia colocado sobre ela.

 


Você não pode ir

Eu acho que estou indo

 


Ela diz que você não pode ir, referindo-se ao possuidor. Isso confirma que o seu estado de espírito é realmente causado pela presença de uma entidade dentro dela e nada mais. Ela está falando com o mesmo demônio que a seduziu na música "Umbrella". Ela, então, chega à conclusão de que, se a entidade não deixar seu corpo, “ela irá...”, o que provavelmente significa que ela vai se matar. Sendo única maneira que ela acha que tem de se libertar da possessão.


O vídeo "Disturbia" representa visualmente, o estado de escravidão mental de Rihanna e do controle de seus pensamentos por uma entidade. Vamos agora analisar as imagens associadas à música.

 


Análise do vídeo

Rihanna Disturbia 7

 


Como foi o caso de "Umbrella", Rihanna faz execuções tanto da entidade e dela possuída. As cenas do vídeo estão acontecendo dentro da cabeça de Rihanna. Vemos a entidade no controle da situação, enchendo sua mente com pensamentos doentes e torcidos, mantendo Rihanna em cativeiro e torturando-a.

 

Rihanna Disturbia 8

 


A entidade do mal está vestida de preto (imagem acima), com as mesmas unhas usadas por Rihanna em "Umbrella". No início do vídeo, ela está sentada em uma cadeira ornamentada com chifres (imagem abaixo) que associam-se a Satanás. No vídeo, a entidade responsável, é lúcida e está no controle da situação. Ele tem prazer em atormentar as personalidades de Rihanna, que é representado de diversas maneiras no vídeo.

 

Rihanna Disturbia 24

Rihanna Disturbia 9

 


Nessa representação, Rihanna está atrás das grades, o que representa a prisão de seus pensamentos e livre-arbítrio. Seus olhos estão todos brancos. Alguns dizem que "os olhos são janelas para a alma". O versículo bíblico de Mateus 6:22-23 parece falar sobre isto também. A alma de Rihanna foi tomada pela entidade, portanto, os olhos brancos.

 

Rihanna Disturbia 10

 


Rihanna está amarrada em uma posição desconfortável e lutando para se libertar. Isto representa a sua luta para livrar sua mente do controle da entidade.

 

Rihanna Disturbia 11

 


Ela está aqui coberta por teias de aranha com tarântulas rastejando sobre ela. Lembre-se que a aranha também é um animal sobre o controle mental. Ela foi colocada em uma teia pela entidade. As aranhas são tradicionalmente associados com o mal e dão bastante repulsa em praticamente todo ser humano quase instantaneamente. Seus braços colados nas paredes, simbolizam o fato de que ela é impotente contra as ações da entidade.


Então, o vídeo descreve como Rihanna ficou impotente contra a entidade que tomou o controle total sobre ela. Sentado em uma cadeira, esta entidade está na cabeça de Rihanna com pensamentos confusos e pervertidos. Rihanna é mostrada vinculada ou presa em várias formas, mas ela está constantemente tentando libertar-se. O vídeo termina com a entidade olhando diretamente para a câmera.


Algumas vezes nos vídeos e nas análises o leitor se via com dizeres como “está entrando em disturbia”, quando em um certo momento do clipe ou da performance acontecia. “Entrar em disturbia” significa quando percebe-se que em certa cena do vídeo, acontece o que foi explicado logo acima, uma representação de possessão, perda do controle, insanidade entre outros sinais.


Normalmente é possível perceber o momento da disturbia pelos simbolismos ocultistas e MK ULTRA, alguns sendo parecidos com um ritual e pela letra da música, que no caso, as vezes ficam muito mais profundas ou não condizem com o resto da canção. Há de se notar, que em alguns casos, se percebe que o momento de disturbia passou, pois logo após o artista (ou cenário, etc.) está completamente diferente e apresentando simbolismos já explicados.


Alguns talvez não possam notar o ocultismo que acontece nesses momentos e como a letra vira extremamente essencial nesta hora, na maioria das vezes isso acontece pela falta de conhecimento sobre a mídia atual e as práticas ocultas usadas.


Abaixo, o leitor perceberá pelos simbolismos e pela letra, o momento que se entra em Disturbia.

 

Rihanna Disturbia 13

Talvez se nós vivêssemos num mundo diferente

Tudo seria bom,

e talvez eu pudesse ser a sua garota

Mas eu não posso, porque não somos

 

 Rihanna Disturbia 14
Diga-me se você a ver

(ninguém sabe o que ela estava vestindo, ninguém sabe com o que ela se parece)

Por que eu estou esperando desde sempre

(se você soubesse que ela estava saindo da linha)

oh baby se você procurar Amy esta noite

Oh baby a gente vai fazer o que você quiser

 

Rihanna Disturbia 15

De manhã

Quando eu acordar

Eu voltarei a ser a garota que eu era

Mas, amor, não essa noite

 

Rihanna Disturbia 16

Nós garotas, somo tão mágicas

Pele macia, lábios vermelhos, tão 'beijáveis'

Difícil de resistir, tão tocáveis

Nada demais, é inocente

 

Rihanna Disturbia 17

DJ, você me viciou, Você quebrou

Meu coração em pedaços; Sim, você me tem.

Você tem a batida; Sim, você me tem.

DJ, você me viciou, Você quebrou; Meu coração em pedaços.

Sim, você me tem; Minhas mãos pro alto

 

Rihanna Disturbia 18

Realmente bom, estamos dançando no estúdio

snap snap, aquela merda no rádio

Não pare, para ninguém

Somos plástico mesmo assim nos divertindo

 

 

Rihanna Disturbia 19

Eu quero o seu amor; E eu quero a sua vingança

Eu quero o seu amor, Eu não quero que sejamos amigos

(2X)

Eu não quero que sejamos amigos; Presa em um romance mau

Eu não quero que sejamos amigos; Quero o seu romance mau

Presa em um romance mau; Quero o seu romance mau!

 

Rihanna Disturbia 20 Não sei aonde estamos indo; Não sei quem nós somos

Nos sentimos como se estivéssemos flutuando; Bem acima das estrelas, estrelas, estrelas

Eu posso sentir seu coração bater; Ele me disse; Eu posso sentir seu coração bater

Ele me disse; Eu posso sentir seu coração bater; Correndo através de mim

 

Rihanna Disturbia 21

Eu vejo seus olhos fixos em mim; Oh, eu crio a moda

E é verdade, porque o que eu faço ninguém pode fazer melhor

Pode falar de mim, porque sou a nova crítica; Te vejo me observando,

Me observando, E eu sei que você me quer

 

Rihanna Disturbia 22

Baby eu não consigo ir a algum lugar ; Sem pensar que você está lá

Parece que você está por tudo! É verdade!; Comecei a ter Deja vu!

Porque em minha mente eu quero ter você aqui; Venha no próximo avião, eu não ligo

É porque estou sentindo sua falta; que eu estou tendo Deja vu?

Garoto eu tento me conter; Mas eu estou fora de controle,

Sua sensualidade é tão apelante ; Que eu não consigo me conter

 

Rihanna Disturbia 23

 Me deixou com cara de louca, amor

Não sou eu mesma, ultimamente estou meio boba, eu não sou de fazer isso

Estive me enganando, amor, não importa; Porque o seu amor levou o que tenho de melhor

E, amor, você está me fazendo de boba; Me deixou animada, mas não ligo pra quem vê

Porque, amor, você me deixou, me deixou tão loucamente apaixonada

 

 

Caso não tenha conseguido notar o simbolismo da cena de alguns dos clipes acima, certifique-se de perguntar nos comentários.

 

 


Referências: Vigilant Citizen

Postar um comentário

  1. Caso não tenha conseguido notar o simbolismo da cena de alguns dos clipes acima, certifique-se de perguntar nos comentários.
    Por favor, explique-me qual é o simbolismo?

    ResponderExcluir
  2. Bum bum be-dum, acho que é usado como um tipo de mantra,as técnicas de controle mental ritualistico, incluem a repetição deles, para entrar num estado de transe.
    Gaga, usa muito essa técnica em "Bad Romance".
    Semana passada, eu estava lembrando daquele clipe, "Outta My Head" da Ashley Simpson, no qual parece que há temas de controle mental e Alice.
    No refrão, ela diz não saber o que há de errado com a mente dela.
    "Saia da, saia da, minha mente.
    Qual o problema com minha cabeça?
    Saia da, saia da, minha mente.
    Caia fora da minha mente."
    http://www.youtube.com/watch?v=6-bCN2ur3pg

    Um outro clipe que parece conter temas de controle mental e Alice no país das maravilhas é o da Gwen Stephanie " What you waiting for?".
    O clipe começa com ela tentando achar inspiração para compor, ao ir numa clínica, ela começa a viagem, logo depois de olhar, um bonequinho no formato de um coelho e assinar uns contratos.
    http://www.youtube.com/watch?v=UdcObAQ5OOM&feature=related

    ResponderExcluir
  3. 9MoSkA3: O simbolismo de disturbia, do controle mental e diabólico deste momento.

    ResponderExcluir
  4. Vanessa Silva de: Esse clipe da Ashley iria ser usado, mas será mencionada em uma próxima, pois tbm contém alguns simbolismos presentes em Viva Forever das Spice Girls, como o jogo de montar.

    ResponderExcluir
  5. Grupo MI: É verdade, o cubo mágico tem sido bastante usado, eu cheguei a vê-lo numa apresentação de Gaga. Viva Forever é um dos clipes mais difíceis de compreender das Spice Girls. Às vezes, eu lembro de clipes antigos, que só agora com conhecimento fazem sentido para mim mas, este realmente não faz nenhum...rsrsrs
    :D

    ResponderExcluir
  6. Eu quero perguntar sobre os videos das The Pussycat dolls, e o da Nicole,porque eu nao consigo ver nada neles,eu sou fã do grupo,e dela,e nao vejo nenhum simbolismo,vocês podem analisar?

    ResponderExcluir
  7. A Rihanna mudou muito... antes era meiga, doce aparentemente ingênua...

    Agora ela é demoniaca e perturbada, essa imagem de metamorfose da "Boa Virando Má" é utilizada por quase todas as cantoras, mas a Rihanna é a que me parece ter mudado de forma mais radical...

    ResponderExcluir
  8. Ola, eu aprecio muito o conteudo de seu blog, parabens. Mas eu gostaria que voce analisasse um clipe do Jay-Z, Rihanna e Kanye West chamado Run This Town, pois mesmo eu, que sou meio leiga nesse assunto de ocultismo, consigo identificar varias simbolos, analogias e alusoes ocultistas. O clipe, caso voce nunca tenha visto ou ouvido a musica, fala sobre quem vai comandar uma cidade durante aquele dia. E explicitamente sobre reunioes Illuminatis e/ou maconicas.
    Peco por favor que voce analise esse clipe e essa letra, ja que seu conhecimento eh mais amplo que o meu.

    Muito obrigada desde ja.
    Carinhosamente, Lilla.

    ResponderExcluir
  9. Aos 35 segundos do vídeo Disturbia aparece um anao com tapa olho que faz referencia á um personagem de Alice no Pais das Maravilhas..

    ResponderExcluir
  10. Não acredito estar sendo ofensivo, mas se estiver peço desculpas desde já.

    conheci o blog devido a música "S&M", e desde então passei a ver as "grandes divas" da música pop serem chamadas de marionetes de uma conspiração maior, devido a letras subjetivas, uso de símbolos e um excesso de sensualidade.

    Um símbolo nem sempre tem apenas um uso ou um significado, o que aumenta a subjetividade no seu uso, mas uma mente ja sugestionada penderá para um ou outro lado.

    "Quando você está sob a proteção de algo, este algo tem mais poder do que você em relação a sua própria segurança. Você depende dela. Ele tem controle sobre você. Possui você." este trecho é do post "O significado oculto de Umbrella", e sendo assim estar sob a proteção de algo ou alguém, por mais divina(sob a proteção de Deus, por exemplo) que seja, não será bom ja que este terá controle sobre você.

    Não entendi a relação entre "put on your break lights" da música "Disturbia" com "vista suas luzes verdes (O mágico de Oz)".

    Obrigado, Flávio.

    ResponderExcluir
  11. Flávio: A cor verde é uma das principais cores usadas em programação, e uma dos principais simnbolismos em todos os filmes sobre Oz.

    Todos os livros de Oz tbm, além de ter ligações com a sociedade teosófica, estão extremamente ligados com a programação Monarca.

    ResponderExcluir
  12. essas mensagens subliminares como chamam eu acho que e tudo verdade,porque eu ja vi isso antes no you tube,e ja vi muitos e alguns eram pesados

    ResponderExcluir
  13. No foto branca da lady gaga tem duas cabras ao fundo e o homem com quem ele deitara tem a tatuagem 666

    ResponderExcluir
  14. dizem também que a Rihanna conseguiu se libertar dessa entidade... será??

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.