a-cabana-frente

 


A Cabana está sendo descrito como um livro "cristão" e atualmente figura em primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos do jornal The New York Times, na categoria Ficção. Muitos cristãos estão comprando múltiplas cópias para distribuir entre seus amigos e familiares. A Cabana parece ser uma história verídica, mas é obviamente uma ficção alegórica.


O livro apresenta idéias e ensinos espirituais pós-modernos que desafiam o cristianismo bíblico — tudo em nome de "Deus", "Jesus" e "Espírito Santo". A apresentação alternativa do autor William P. Young do cristianismo tradicional inspirou muito de seus leitores, mas também deixou outros indignados.


Enquanto isso, o livro continua a ser um sucesso de vendas nas livrarias.


De forma muito parecida como A Profecia Celestina, do autor de Nova Era James Redfield, A Cabana é um veículo fictício para inverter certos conceitos religiosos e apresentar cenários espirituais contrários.


Os livros alegóricos podem ser um modo inteligente de apresentar a verdade. Eles também podem ser usados para apresentar coisas que parecem verdadeiras, mas que na realidade não são. Alguns livros como A Cabana fazem ambas as coisas.


Muitos são atraídos ao Movimento de Nova Era por através de livros e palestras que contém parábolas que não são muito diferentes de A Cabana. Eles parecem ser espiritualmente edificantes, pois tratam de assuntos difíceis e falavam sobre o amor e o perdão de Deus. Eles parecem oferecer aquilo que as pessoas necessitam espiritualmente e dão muitas esperanças e promessas. O autor William P. Young faz exatamente a mesma coisa em A Cabana. Ele usa uma história envolvente e tocante para eventualmente apresentar esse mesmo ensino que Deus está em todas as coisas.


Entretanto, avançando um pouco aqui. Permita-nos primeiro fornecer um material de pano de fundo sobre essa doutrina-chave de Nova Era, que Deus está em todas as coisas. Um bom lugar para começar é com Eugene Peterson, o autor da controversa paráfrase A Mensagem. Afinal, o endosso entusiástico de Peterson ao livro A Cabana aparece logo abaixo do nome do autor na capa frontal.


Ironicamente, é o endosso de Peterson que faz suspeitar logo de início desse livro "cristão", que recebeu tanta publicidade e alcançou tanta vendagem. Em sua questionável paráfrase da Bíblia, Peterson já tinha se alinhado com diversos aspectos dos ensinos da Nova Era/Nova Espiritualidade. Um exemplo óbvio foi quando ele traduziu um verso-chave na Oração do Pai Nosso da seguinte forma: "Como é em cima, assim seja embaixo", em vez de "assim na terra como no céu". Na nova era, muitos estão familiarizados com essa expressão, "como é em cima assim seja embaixo" por causa do envolvimentos anteriores com Movimentos de Nova Era.


Essa frase esotérica tem sido o cerne do ocultismo há quase cinco mil anos. Os metafísicos da Nova Era afirmam que ela é a chave para toda a magia e todos os mistérios. Ela significa que Deus não é somente transcendente — "que ele está lá em cima" — mas que também é imanente — que está em tudo e em todos.

 

a-cabana

 


Mas, como descobrimos imediatamente antes de abandonar os ensinos enganosos da Nova Era e aceitar a verdade do cristianismo bíblico, Deus não está em tudo e em todos. A Bíblia deixa bem claro que o homem não é divino e que também não é Deus (Ezequiel 28:2; Oséias 11:9; João 2:24-25, etc.). No livro Deceived on Purpose: The New Age Implications of the Purpose-Driven Church (Enganados no Propósito: As Implicações de Nova Era da Igreja com Propósitos), é citado como os editores do New Age Journal definiram a expressão "como é em cima, assim seja embaixo" no livro deles As Above, So Below:

"O que está em cima é como o que está embaixo.'" Esta máxima implica que o Deus transcendente além do universo físico e o Deus imanente dentro de nós são um só." [pág. 32].

A preocupação com o uso sem discernimento que Peterson faz da frase "O que está em cima é como o que está embaixo" na Oração do Pai Nosso foi reforçada quando o livro O Segredo, publicado em 2006, apresentava repetidamente essa mesma frase ocultista e de Nova Era. Na verdade, essa era a citação introdutória no início do livro. Apresentando imediatamente a frase "O que está em cima é como o que está embaixo", a autora Rhonda Byrne estava dizendo aos leitores em linguagem característica de Nova Era que "Deus está em todos e em tudo". Perto do fim do livro, a autora coloca em palavras mais práticas o que inicialmente quis dizer ao apresentar o conceito imanente de "O que está em cima é como o que está embaixo".


Na página 164 da edição original, O Segredo diz aos seus leitores: "Você é Deus em um corpo físico.".


Mais significativamente, em seu livro The Reapparance of the Christ and the Masters of Wisdom, o líder de Nova Era, Benjamin Creme, revela que uma Nova Religião Mundial será baseada nesse ensino fundamental de imanência "O que está em cima é como o que está embaixo" — a idéia de que Deus está em tudo e em todos:

"Mas eventualmente uma nova religião global será inaugurada e será uma fusão e síntese da abordagem do Oriente com a abordagem do Ocidente. O Cristo unirá, não somente o budismo e o cristianismo, mas o conceito do Deus transcendente — fora de Sua criação — e também o conceito do Deus imanente em toda a criação — no homem e em toda a criação." [pág. 88].

Alice Bailey, a matriarca da Nova Era, escreveu em seu livro The Reappearance of the Christ:

"... uma nova orientação para a divindade e a aceitação do fato do Deus Transcendente e Deus Imanente dentro de toda forma de vida. "Essas são verdades fundamentais sobre as quais a religião mundial do futuro estará baseada." [pág. 88].

Em um sermão no programa Hora do Poder, em 9 de novembro de 2003, apenas dois meses antes de participar como orador no encontro anual da Associação Nacional dos Evangélicos, o pastor Robert Schuller, ministro da Catedral de Cristal, alinhou-se, sem pejo algum, com esse mesmo ensino de Nova Era/Nova Religião Mundial. O homem que afirma ter sido mentor de milhares de pastores, incluindo Bill Hybels e Rick Warren, declarou:

"Você sabem que na teologia — perdoem-me por usar algumas palavras difíceis — mas na teologia o Deus em que cremos, esse Deus de Abraão, é um Deus transcendente. Mas ele também é um Deus imanente. Transcendente significa que ele está lá em cima, acima de todos nós. Mas, Deus também é um Deus imanente — a imanência de Deus e a transcendência de Deus — mas então você tem uma perspectiva equilibrada de Deus. A imanência de Deus significa aqui, em mim, em minha volta, na sociedade, no mundo, esse Deus está aqui, na humanidade, na ciência, nas artes, na sociologia, na política — a imanência de Deus... Sim, Deus está vivo e está em cada ser humano!"

 

Mas Deus não está em cada ser humano. Deus não está em todas as coisas. Uma das principais razões por que o livro Deceived on Purpose foi  escrito, é por que Rick Warren apresentou aos seus leitores esse mesmo ensino de que "Deus está em todas as coisas". Citando Efésios 4:6 em uma obviamente fajuta tradução New Century Bible, Rick Warren — deliberadamente ou não — estava ensinando aos milhões de seus leitores a doutrina fundamental da Nova Religião Mundial. Descrevendo Deus, em seu livro Uma Vida com Propósitos, ele escreveu:

"Ele comanda todas as coisas, está em todos os lugares e em todas as coisas"

Complicando um pouco mais as coisas, "imanência" foi ensinado como parte da Classe Fundamentos, na Igreja da Comunidade de Saddleback, da qual Rick Warren é pastor. Uma malfadada referência para imanência na página 46 do "Guia do Participante — Fundamentos de Saddleback", faz o jogo da Nova Espiritualidade/Religião Mundial ao dizer:

"O fato que Deus está acima e além de sua criação não significa que esteja fora da criação. Ele é tanto transcendente (acima e além de sua criação) e imanente (dentro e em toda sua criação)."

 

William P. Young Autor de 'A Cabana'

 

Toda essa discussão sobre imanência "Deus está em todas as coisas" é para explicar por que A Cabana é um livro enganoso. Ele ensina a mesma heresia. Esse livro afirma tentar lidar com as questões profundamente sensíveis relacionadas com o assassinato de uma menina. Por causa da forma intensamente pessoal de escrever do autor, a maioria dos leitores se envolve com o livro em um nível emocional e profundo. Entretanto, o uso que o autor faz de licença poética para transmitir suas interpretações espirituais altamente subjetivas e, na maioria das vezes, sem base bíblica, torna-se cada vez mais problemático à medida que a história avança. Isso é mais aparente quando ele usa a pessoa de "Jesus" para subitamente apresentar o ensino fundamental da Nova Espiritualidade/Nova Religião Global — Deus está em todas as coisas. Usando o termo de Nova Era "chão do ser" para descrever "Deus", o "Jesus" de A Cabana diz:

"Deus, que é o chão de todos os seres, habita dentro, em volta e por meio de todas as coisas..." [pág. 112; tradução nossa].

Esse falso ensino sobre um "Deus" que "habita dentro, em volta e no meio de todas as coisas" é o tipo de fermento de Nova Era que, se não for enfrentado, pode levedar a igreja e levá-la para a Nova Era/Nova Espiritualidade da Nova Religião Global que está sendo proposta. Embora muitas pessoas tenham expressado uma grande afeição emocional ao livro A Cabana e aos seus personagens — esse fermento somente já contamina todo o livro.


Claramente, o "Jesus" de A Cabana não é o Jesus Cristo da Bíblia. O apóstolo Paulo repreendeu os coríntios e os advertiu que estavam vulneráveis e extremamente susceptíveis a "outro Jesus", a "outro evangelho" e a "outro espírito", que não eram da parte de Deus (veja 2 Coríntios 2:11). Na Bíblia, o verdadeiro Jesus Cristo advertiu que a enganação espiritual seria um sinal antes de Seu retorno. Ele também advertiu que muitos viriam em Seu nome, fingindo ser Ele (veja Mateus 24:3-5,24).


Sem atribuir nenhuma má motivação a William Young e ao seu livro A Cabana, o uso que ele faz da criatividade espiritual parece dar um consentimento "cristão" à Nova Era/Nova Espiritualidade da proposta Nova Religião Global. A mistura que ele faz da verdade com o erro pode se tornar muito confusa para os leitores e Deus não é o autor da confusão (1 Coríntios 14:33).


O Dr. Harry Ironside, que foi pastor da Igreja Memorial Moody, em Chicago, de 1930 a 1948, enfatiza o fato que a verdade misturada com o erro resulta em "erro total" — uma direta refutação ao ensino da Igreja Emergente de querer encontrar a "verdade" em qualquer lugar em que ela possa ser encontrada — incluindo em livros como A Cabana. Ironside escreveu:

"O erro é como o fermento, a respeito do qual lemos: 'Um pouco de fermento leveda toda a massa.' A verdade misturada com o erro é equivalente ao erro total, exceto que tem uma aparência de inocência e, portanto, é mais perigosa. Deus detesta essa mistura! Qualquer erro, ou qualquer mistura da verdade com o erro, requer denúncia e rejeição. Apoiar o erro é ser infiel a Deus e à Sua Palavra e uma traição às almas que correm perigo, por quem Cristo morreu." [citado em The Berean Call, de abril de 2008].

A Cabana tocou os corações e as emoções de muitas pessoas. Embora existam muitos outros exemplos da liberalidade sem base bíblica do autor, apresentar o ensino herético de Nova Era que "Deus habita dentro, em volta e no meio de todas as coisas" é, por si só, suficiente para solapar totalmente qualquer valor que o livro poderia ter para os cristãos fiéis. Permitir ser levado por essa história, e ao mesmo tempo desconsiderar o fermento de Nova Era/Nova Espiritualidade do livro, é cair vítima da mistura de verdade com o erro que permeia A Cabana. Como o pastor Ironside advertiu, Deus detesta essa mistura.


Antes de comprar mais exemplares desse livro, os cristãos precisam entender o que esse autor está ensinando e o que eles estão passando adiante para seus amigos e para os outros cristãos.


Verdadeiramente, a apostasia espiritual do fim dos tempos está vindo sobre todo o mundo!

 


Referências: A Espada do Espirito

 

Leia também: A Ditadura Disfarçada de Democracia

Hino Cristão é cantado em Rede Internacional

Nas Palavras de Satanás

A Neutralidade Intelectual Cristã

Em Defesa de Cristo

O Nome de Jesus

O Simbolismo Oculto em “As Crônicas de Nárnia”

Titanic – Acidente ou Assassinato ?

Postar um comentário

  1. Hum...
    Essa idéia de Deus estar dentro de todos, em todos os lugares, acho que ocorreu no final do filme "Stigmata", no qual é achado um suposto evangelho guardado no piso de uma das igrejas, na época, achei curioso, porque o filme terminava dizendo que Deus está em todas coisas, levante uma pedra e Deus estará lá...E por aí, vai...
    Me considero espiritualista, pois sou kardecista, mas não tem como ver lógica nessas coisas, Deus não pode ter parte ou estar com uma pessoa que comete um crime bárbaro, um assassinato, por exemplo. Deus não tem parte com as guerras, carnificinas e etc...
    Deus é bom e justo, não pode ter parte com a maldade e injustiça.
    Esse livro "O Segredo", nunca vi tamanha baboseira junta, não o li, mas vi um documentário na GNT e fiquei pasma, como uma teória tão sem sentido faz tanto sucesso.
    Mas, é assim mesmo, o homem tende adorar a criatura ao invés de Deus, busca umas ideologias que mais parecem auto-ajuda, do que qualquer outra coisa. Não tenho dúvida que a Bíblia é verdadeira, infelizmente, estamos para a realização de tudo que está descrito nela, sobretudo em Apocalipse.
    Deus está conosco, quando agimos no bem, amamos nosso próximo e seguimos o que nos foi ensinado.
    Mas, se agimos no oposto, Deus não tem parte conosco.
    Ontem, vi uma sessão na câmara, que discutia projetos dos homossexuais, lésbicas, transexuais e etc... Deus sabe o quanto, eu sempre achei importante que houvessem projetos para este grupo da população, para que eles tivessem dignidade. Mas, ontem, fiquei abismada, um dos relatores ao falar, utilizava a mão chifrada, o tempo todo. Pois bem, agora não posso dizer que sou a favor disso...Não, quando, eu vejo quem está por trás dessas discussões.
    Gostaria de sugerir uma análise para o livro de Stephanie Meyer "A hospedeira", no qual seres alienigenas utilizariam o corpo dos humanos para viver, os alienigenas no livro se chamam "almas"; então, "as almas" alienigenas habitam e controlam os corpos dos humanos, daí, acredito que seja uma forma de alegoria para possessão espiritual e o controle mental, já que "as almas" são mais racionais, não sendo emocionais ou sentimentais, portanto assim, como no filme "Invasores", "as almas" seriam a oportunidade de um mundo de paz.
    E tendo em vista que Stephanie sofreu influência, quase a nível psicográfico, para escrever a série "Crepúsculo", me pergunto se "A hospedeira" também não teria sido feito sob influência.

    Deus abençõe.
    Abraços.
    Vanessa Silva.
    :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Grupo MI!
    Seria bom se você pudesse assistir ao programa Anjos e Demonios decodificado que está passando no history.
    Se também fosse incluido os alertas da Biblia o programa ficaria mais interessante...
    Um abraço e não é necessário postar esta mensagem!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de saber quais são as complicações causadas às pessoas que ouvem musicas ou leem livros ou assistem filmes que possuem simbolismos ocultos. Eu acompanho a algum tempo o blog, concordo com vcs nas explicacões mas ainda nao entendi como isso REALMENTE afeta a sociedade. Sou cristão lavado pelo sangue de Jesus Cristo e queria que vcs me respondessem. Muito Obrigado! =]

    ResponderExcluir
  4. Alexis: Espiritualmente, pq assim vc dá brechas para o adversário ir contra a sua vida, pois Deus manda ficar longe dessas coisas.

    Psicologicamente, em clipes, filmes e etc, essas coisas são colocadas com propósitos de ir acostumando e ir condicionando, em momentos futuros, haverá coisas por exemplo, que serão normais ou não terão nada a ver, pq vc simplesmente se acostumou que aquilo fosse normal.

    ResponderExcluir
  5. voces vão fazer uma materia sobre o white lies?
    queria entender as letras das canções e o simbolismo nos clipes e na banda.obrigado
    Danilo Durval

    ResponderExcluir
  6. Danilo Durval; Quando pudermos, iremos olhar :)

    ResponderExcluir
  7. Só para dar maiores detalhes, o filme "Stigmata" fala sobre um suposto pergaminho de São Tomás, encontrado em 1945, que os estudiosos consideraram um dos mais próximos registros das palavras de Jesus Cristo. O qual não foi reconhecido até hoje, pelo Vaticano e foi classificado como sendo heresia.

    Tirado da última cena do filme "Stigmata":

    [ Jesus disse: O reino de Deus está dentro de você e ao seu redor - não em prédios de madeira e pedra. Corte um pedaço de madeira e lá estarei. Levante uma pedra e me encontrarás. Essas foram as máximas que Jesus disse enquanto, viveu.
    Quem descobrir o significado dessas palavras, não conhecerá a morte.]

    Essa idéia é bem próxima aos ensinos da Nova Era, Deus está dentro de cada ser humano e em todas as coisas...
    Acho que vou assistir de novo este filme, deve ter mais ocultismo disfarçado de Cristianismo do que eu pensava...

    Abraços.
    Vanessa Silva.
    :D

    ResponderExcluir
  8. Olá MI,
    vi um filme muito interessante que acho que , espero que eu nao esteja enganada, fala bem do processo de controle de mente.

    o filme se chama "um olhar do paraiso" ou algo assim, e ela é assassinada brutalmente, e vive entre o ceu e a terra em seu mundo perfeito apenas vendo o que estava aconteceu, me chamou atençao simbolos como borboletas enquanto ela estava nesse mundo perfeito, e em como ela transcendia de um lugar para o outro antes de ir pro ceu!

    certos simbolos confundidos com uma ideia de espiritismo claro.

    Nao sei se tem muito a ver, pois sou apenas uma leiga no assunto, mas ficava claro como a dor do abuso/assassinato mexia com a mente da menina morta.

    abraço!

    ResponderExcluir
  9. Tenho consciência de que o que eu vou dizer não tem quase nada em semelhante ao que é proposto nesse post. Enfim, eu apenas gostaria de lhes mostrar uma coisa, visto que não há outra forma de falar com vocês senão pelos comentários e que este é o post mais recente.
    O quero mostrar é isto: http://avrilestamorta.blogspot.com/
    Como o blog trabalha em parte com a mídia, achei que seria interessante se vocês falassem sobre.

    ResponderExcluir
  10. @Anônimo:
    Eu acessei o site que você cita, sobre a suposta morte da Avril Lavigne. Alguns conspiracionistas acreditam que pessoas estejam sendo substituídas por sósias ou por um ser criado artificialmente.
    Também há rumores, sobre a morte e substituição de Paul McCartney, por um sósia, que haveria diferenças físicas e pistas deixadas sobre a morte. Essa história da substituição do Paul, eu tenho minhas dúvidas se seria farsa ou verdade.
    Bom, mas Avril era mais jovem, a mudança da voz é plausivel já que o crescimento muda a voz do cantor. A altura também condiz com o crescimento da jovem. E aparência se modifica ao longo dos anos, principalmente quando, se usa mais maquiagem, muda a coloração e corte de cabelo. Se você notar, vai ver que a mudança do nariz pode ter sido uma cirurgia plástica e o fato dela não querer comentar a respeito poderia ser por medo de receber críticas.
    Se você prestar atenção, vai ver que a linha do queixo até a orelha, não mudou, o formato do rosto continua o mesmo, embora ela esteja mais magra. Até mesmo a dentição está a mesma, os dentes caninos pontudos, que ela tanto detesta continuam nas fotos atuais.
    Se houve substituição dela, foi feito um trabalho muito, mas muito bem feito.
    Particularmente, eu não creio que Avril tenha sido substituída. O comportamento dela é outro, possívelmente, pela programação (controle mental) que vem sendo implementada nela.
    Abraços.
    Vanessa Silva.

    ResponderExcluir
  11. Vanessa Silva: Creio eu que a idéia de substituição seja uma forma de desinformar sobre esses assuntos, e tbm uma análise mal feita sobre um clipe ou música.

    ResponderExcluir
  12. Grupo MI:
    Sim, é possível.
    Segundo David Icke, "eles" já dispõe de tecnológia para criar seres parecidos com os verdadeiros, antigamente eles pegavam sósias...Ás vezes, eu acho que David Icke é também um desinformador, sem saber, porque ele mistura muitas téorias.
    Pode ser, mais uma história para desinformar, mesmo...
    Abraços.
    :D

    ResponderExcluir
  13. Eu não vejo o livro A Cabana com esse olhos, pois a mensagem do livro não deu ênfase a essa questão sobre "Deus imanente", na verdade não percebi em momento algum a citação de tal conceito, admito que posso não ter notado, mas o centro da mensagem do livro foi o amor de Deus, e a transmissão dessa mensagem foi bem sucedida em minha opinião, por isso, pra mim, é um livro cristão autêntico, inclusive coloquei uma resenha em meu blog (convido-o a comentar, caso queira). Entretanto, os demais alertas que você faz sobre a influência da Nova Era são pertinentes e oportunos, também achei muito interessante o comentário de Vanessa Silva, logo acima.

    Abraços,

    Graça e paz.

    ResponderExcluir
  14. Quero apenas deixar claro que refiro-me ao primeiro comentário de Vanessa Silva, os demais ainda não li. Abs.

    ResponderExcluir
  15. Eu ia ler este livro, mas felizmente meu pai (que já teve muitas experiências) me avisou que esse livro está cheio de heresias. Então, resolvi dar uma lida (mesmo tendo 14 anos e ainda não tendo muito conhecimento). Percebi então, logo no começo do livro também uma grande banalização de Jesus como salvador, retratando o Jesus cristão como mais um e não o único. Acredito que vcs também perceberam isso. Mas eu não continuei a ler, mas vcs fizeram pra mim (rsrs). Fizeram uma analise completa ultilizando também de comparações... Continuem assim para abrir também os olhos do povo cristão. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Sempre soube haver algo errado com este livro.

    ResponderExcluir
  17. Fora isso, ainda tem o movimento cai cai das igrejas "evangélicas". E o mesmo espírito de engano que está passando todos do próprio meio cristão pra trás é o que passa essas mensagens por meio da mídia e livros...e por sinal, o mesmo que enganou Eva no jardim...a porta é estreita mesmo, e muitos serão enganados, infelizmente.

    ResponderExcluir
  18. Eu precisa mesmo ler isso, por que a minha bíblia tinha sido substituída por esse livro (que eu indiquei pra a maioria das pessoas que conheci, e até ganhei a vida da minha tia pra Cristo por causa dele, por sinal).

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de colaborar com o irmão ALEXIS. Quando eu era jovem, assistia novelas, o que fiz até os 17 anos. Lembro de ter acompanhado a novela do "Quem matou Odete Roytman" (perdão se a grafia estiver incorreta). Pois bem, naquela novela, a personagem Maria de Fátima, numa discussão com sua mãe, afirmara: "Ninguém se dá bem na vida trabalhando". Pode parecer tolo e inofensivo, porém, considere o seguinte: Eu era um adolescente. Adolescentes estão ainda em fase de formação de suas idéias. Quiçá as crianças, os analfabetos e os fracos de opinião.Ou seja, quantas pessoas não tiveram seus comportamentos influenciados por uma cena aparentemente tão inofensiva. Considerando o aparato televisivo, isso é muito mais forte que a opinião de muitos educadores, pais, enfim. Estamos imersos em um caldo de cultura, e a Palavra de Deus serve de filtro para nossas consciências. Se você não é 'filtrado', tende a achar normais as posturas apresentadas pela mídia e, tal qual um sapo que vai sendo aquecido na água e só percebe quando morre, você vai se tornando igual ao que o influencia. Portanto, ao assistir o que a mídia lhe oferece, o faça não como divertimento, mas como constatação da realidade das denúncias aqui apresentadas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Quero parabenizar vcs do blog, eu acessei por um acaso e agora todos os dias eu acesso. É isso ai temos que mostra a verdade sem medo, por que Deus está conosco.
    Vcs tem muitas informações muito legal msm!!!

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado por me informarem sobre esse fermento que antes eu desconhecia. Falta agora apenas saber como combate-lo, poisestava quase totalmente inchado por ele.

    ResponderExcluir
  22. Olá,Grupo MI...Eu tenho esse livro e admito que gosto muito da história,mas fiquei muito decepcionada depois que li esse post...O que seria o melhor a fazer com o livro,já que seu ensinamento é enganoso? Eu poderia continuar lendo ele? .-. Obrigada

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.