The X-Files (Arquivo X no Brasil), foi uma série de televisão estadounidense de ficção científica exibida ao longo dos anos 1990 e criada por Chris Carter.
Estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Foi um sucesso para a emissora FOX, e os as personagens e slogans, por exemplo, "The Truth Is Out There" (A verdade está lá fora), Trust No One (Não confie em ninguém), I Want to Believe (Eu quero acreditar), tornaram-se marcos na cultura pop na década de 1990.
Aviso: a breve análise será melhor entendida se o leitor fizer uma leitura das matérias sobre o Projeto MK Ultra (links no fim da matéria), estaremos apenas apontando determinadas coisas.
Arquivo X foi um seriado que usava de numerologia, simbolismo e temas de controle da mente.
O tema acima é conhecido como a "Mão de Fátima" (ou Olho de Fátima ou Hamsa), e alguns acreditam ser um meio de proteção contra o mal. Mas, como sabemos que o olho é usado no controle da mente, deixando-o na mão poderia simbolizar o total controle que têm sobre os sentidos da pessoa (visão e tato, como em seus pensamentos e suas ações). Um olho também é mostrado em cada sequência de introdução dos X-Files.
A bola de cristal acima (com foco como a mataram) é esmagada (descrito no episódio), então temos bola de cristal labirínticas misturada com um simbolismo de vidro quebrado (mente destruída).
A câmera mostra-se para a esquerda, revelando esta linha roxa. O assassino não tem nome, ele é conhecido simplesmente como "fantoche", consulte a wikipedia.
Vemos que a cartomante no início com o assassino (vítima MK, "marionete") pergunta-lhe: "Por que está indo fazer as coisas, que está fazendo? ... De alguma forma eu acho que estou travado, um vislumbre do meu futuro, meu eu ... e eu me vejo fazendo coisas que parecem tão fora do personagem para mim, estas são coisas que não sã minhas, não quero fazer isso, mas eu não posso nem me imaginar sendo capaz de fazer ainda, e não estou fazendo. "
Peter Boyle lhe dá o nome de "fantoche" quando ele está na casa de uma cartomante (pois ele só mata os adivinhos, provavelmente porque ele não tem controle sobre seu próprio futuro, ou ele simplesmente foi programado para isso) que obsessivamente coleta bonecas.
Enfim, ele diz: "Ele vê a si mesmo como uma espécie de marionete". Então olha para as várias bonecas e escolhe uma tendo uma face grotesca.
Um leitor de cartão de tarô é morto perto do fim, em seu quarto de cristais, que foi dividido em dois, que tem o óbvio simbolismo de uma mente dividida e simbolismo do espelho.
Você descobre que o levara direto ao assassino, que está trabalhando no mesmo hotel que o levaram a ficar, Scully percebe isso e diz: "É o mensageiro!"
Outros episódios podem vir a ser citados no futuro.
Leia também: Fringe e o Controle Mental Monarca
A Mídia Illuminati – Parte 3
A Mídia Illuminati – Parte 10
O Projeto MK ULTRA – Parte 1
O Projeto MK ULTRA – Parte 2
O Projeto MK ULTRA – Parte 3 - (1/4)
O Projeto MK ULTRA - Parte 3 - (2/4)
O Projeto MK ULTRA - Parte 3 - (3/4)
O Projeto MK ULTRA – Parte 3 - (4/4)
O Projeto MK ULTRA – Parte 4
Entretenimento – Controlando Pensamentos
Ainda n vi este epsodio (vc poderiam dizer qual é a temporada e o numero do epsodio), mas o maior controle mental do Arquivo X é/foi introduzir a farsa sobre a existência de ets! enfim p o grande engano!
ResponderExcluirO simbolismo do olho, geralmente, diz respeito à consciência ou estado de vigília. Ele também é usado para representar o despertar espiritual e a onisciência. Nesse último sentido, o emprego mais conhecido da simbologia que relaciona o sentido da visão com a consciência suprema é o "All Seeing Eye" ou "Olho que Tudo Vê", vinculado à Maçonaria e aos Illuminati.
ResponderExcluirProvavelmente, como amuleto de proteção, a mão de Fátima traduz a ideia de amparo advindo da ininterrupta vigília divina (onisciência/olho) que afasta (com sua "mão") todos os males.
Entendo que o olho na palma da mão ainda pode ser definido como manipulação (mão) da consciência (olho) ou alcançar alguma coisa (mão) através da consciência (olho). Considerando a quiromancia que é uma prática divinatória que tenta ler o destino através das linhas da mão (condição passiva); o símbolo pode servir de referência para a capacidade de prever (olho, visão) o futuro e, assim, alterá-lo ou assumir o controle (condição ativa da mão) até certo ponto...
T+
Carolzinha: No link da matéria para wikipédia esta todos as informações sobre este episódio.
ResponderExcluirEndrissi: Agradecemos por mais informações.
Conheci esse blog há dias, bastante interessante. Achei embasadas as análises de clipes de artistas do pop estadunidense, de fato são estranhas as coisas arquitetadas frame a frame nos vídeos... e acredito no poder da subliminaridade. Mas na boa, Arquivo X e Fringe podem ter até o capeta em pessoa protagonizando que ainda assim seriam ótimos, deixaria até eles me influenciarem se preciso. Diversas teorias são levantadas desde q o mundo é mundo, então, a existência de extraterrestres é algo possível, illminati não é o único mistério do planeta.
ResponderExcluirOlá, tudo bem com vocês? espero que esteja,
ResponderExcluireu gostaria de mostrar a vocês algo que talvez vocês ja tenham visto, mas se não tiverem visto ainda, será interessante para vocês e para todos os outros que ao ler o meu comentário acessarão o link que eu vou postar logo abaixo
entrem nesse link por favor:
http://www.institutoilluminatus.org.br/illuminatus/
ao ver esse link, você perceberá que eles estão a cada dia mais expostos e as pessoas não percebem.
Que Deus continue abençoando vocês,
abraços.
Nhefo: Deixaria eles te influenciarem? Comentário triste, é o mesmo de um fã fanático de artistas analisados aqui.
ResponderExcluirOlá!!Achei muito estranho vcs (como uma pessoa já disse) não mencionarem a principal manipulação de Arquivo X q é dizerem q Ets existem, o q quem conhece a biblia sabe muito bem eles são anjos caídos se passando por ets.
ResponderExcluirFaça uma materia sobre o desenho Futurama, á alguns dias atrás teve nele capítulos assustadores onde aparecia os Illuminatis,Satanás, maçonaria, NOM, falso profeta e arrebatamento.Resumindo:Aparece um rasgo no universo, todo mundo entra em pânico mas depois todos ignoram, O robo entra pra maçonaria, Fly entra na fenda do espaço e encontra lá um ser tipo uma bola com tentaculos,ele acaba tendo um elo com esse bicho uma mistura de adoração espiritual com sexual, o bicho/Satanás/Lucifer vai pra Terra e lá Fly possuido por ele vira uma especie de falso profeta Papa e funda uma seita e quem não aceita seu deus/seita é perseguido, no fim esse bicho/Satanás fica no papel de Deus e de Lucifer, ele tem um relacionamento sexual e espiritual com os humanos e acontece o arrebatamento feito por ele, o robo maçom faz pacto com o diabo dando seu filho em sacrifício, também aparece uma prisão Illuminati prós intectuais, uma ressurreição feita por satanas e um demónio gargula. Muito tenso!!
ResponderExcluirmiss Alice: Irmã, ninguem disse que foi estranho nós não termos citados, e não falamos sobre a farsa dos Et's, pq sequer nossa análise sobre o episódio mencionan a existência de extraterrestres.
ResponderExcluirQuando for citado alguma coisa sobre eles, será lembrado que isso é apenas outra farsa.
Gostei da análise.
ResponderExcluirBem que poderia ter algo a Buffy - A Caça Vampiros
Desde o começo da série até o ultimo episódio tem coisas subliminares em todos os episódios.
Ex: Enquanto a Buffy conversava com o Giles aparecia uma bandeira dos EUA no fundo com uma sol gigante em cima.
E nos quadrinhos que eu terminei de ler é algo que a Buffy e o Angel ficam juntos e abrem alguma realidade alternativa e o Angel diz algo sobre eles eram a chave pra nova era e tudo mais.
Também tem a música do CPM 22 que é bem besta. Eles ainda acham que vão vencer no final ¬¬ O dó
GrupoMI: De forma alguma, não sou fã, muito menos fanático, dos artista que são analisados. Pelo contrário, gosto qd são "desmascarados". Me referi aos seriados, que não me influenciam também... Quis dizer que os acho tão bacanas que deixaria até influenciarem, foi uma brincadeira. Não tomo como verdade, é um entretenimento, ficção. Relaxa, ñ leve nossos comentários tão ao pé da letra.
ResponderExcluir